Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Sexta - 28 de Janeiro de 2011 às 11:11

    Imprimir


O PIB (soma dos bens e serviços produzidos no país em um determinado período) dos EUA cresceu 3,2% no quarto trimestre, ante o trimestre anterior (em termos anualizados), conforme a divulgação do BEA (Bureau de Economic Analysis), nesta sexta-feira. O resultado ainda não é final, mas apenas a primeira de três prévias. A próxima leitura será divulgada em 25 de fevereiro.
O crescimento ficou abaixo das estimativas de economistas do setor financeiro que projetavam um crescimento de 3,5% para o período.
 

Segundo dados fechados do Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano), a economia dos EUA cresceu 2,6% no terceiro trimestre, 1,7% no segundo, e 2,7% no primeiro.

A economia norte-americana vem patinando com resultados de indicadores incoerentes, especialmente no setor imobiliário, consumo, investimentos. Analistas no geral não se antecipam em falar em recuperação robusta até o momento, mas na comparação com os anos anteriores a 2010, o resultado é positivo.

Segundo relatório do BEA, o avanço no quarto trimestre é o reflexo de contribuições positivas dos gastos do consumidor, exportações e dos investimentos no setor imobiliário não residencial. Já as contribuições negativas foram puxadas pelos aumento dos estoques (mesmo sem investimentos) e das importações.

O PCE (índice deflator do PIB), que mede o custo de uma cesta de bens no país, registrou alta de 0,3%, ante estimativas de elevação de 1,5%.

Nesta quarta-feira (26), o Fed (Federal Reserve, Banco Central norte-americano) decidiu manter a taxa básica de juros dos Estados Unidos entre zero e 0,25% ao ano --a mais baixa da história. Além disso, para estimular o crescimento econômico em ritmo mais acelerado, a autoridade monetária decidiu manter seu programa de compra de ativos, de US$ 600 bilhões.

DESEMPREGO

A taxa de desemprego nos Estados Unidos voltou a cair em dezembro, chegando a 9,4% da população (14,5 milhões de desocupados), segundo os números oficiais do Departamento do Trabalho norte-americano. Esta é a menor taxa de 2010. Em novembro, a taxa chegou a 9,8%.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/73732/visualizar/