Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Sexta - 28 de Janeiro de 2011 às 12:20

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, respondeu nesta sexta-feira às críticas do FMI (Fundo Monetário Internacional) à situação fiscal da economia brasileira. [O relatório] Traz algumas informações equivocadas sobre o Brasil. Dizem que teve a deterioração da situação fiscal do Brasil. Isso é um equívoco. Olhando o resultado (das contas do governo central, divulgados na manhã desta sexta-feira) nós estamos tendo uma melhoria fiscal, afirmou o ministro.

"O diretor-gerente deve ter saído de férias e algum daqueles velhos ortodoxos escreveu essas bobagens sobre o Brasil", acrescentou.

De acordo com o resultado do governo central --composto por Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social-- o superavit primário (economia para o pagamento dos juros da dívida pública) foi de R$ 79 bilhões, superando a meta estipulada pelo governo para 2010, de R$ 76 bilhões.

"Os resultados mostram que estamos melhorando a condição fiscal. O diretor-gerente [do FMI] Dominique Strauss-Khan já havia sugerido o que fizemos. Esse é um relatório não muito importante e isso não reflete a opinião do Dominique, que não deve nem ter lido esse papel. O FMI tem hoje um staff de primeira linha, mudou sua filosofia em relação ao ano passado, não são mais aqueles conservadores empedernidos do passado. Isso foi um lapso de algum técnico que, durante as férias de outros técnicos, foi lá e escreveu essa conclusão apressada", avaliou o ministro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/73726/visualizar/