Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Sexta - 04 de Fevereiro de 2011 às 15:48

    Imprimir


A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) ainda oscila na casa dos 65 mil pontos, seu nível de preços mais baixo desde o final de agosto. As Bolsas americanas também registram perdas, na sequência dos números frustrantes já divulgados sobre o mercado de trabalho local.

O índice Ibovespa, que reflete os preços das ações mais negociadas, recua 1,90%, aos 65.494 pontos. O giro financeiro é de 4,54 bilhões. Nos EUA, o índice Dow Jones, da Bolsa de Nova York, cede apenas 0,02%.

O dólar comercial foi negociado por R$ 1,678, em alta de 0,47%. A taxa de risco-país marca 158 pontos, número 3% abaixo da pontuação anterior.

O Banco Central já realizou seu primeiro leilão para compra de moeda, aceitando ofertas por R$ 1,6710 (taxa de corte). A autoridade monetária também já realizou um leilão de contratos de "swap" cambial reverso (equivalente a operações de compra de dólar no mercado futuro).

O BC ofereceu 20 mil contratos, para vencer nos meses de abril e julho deste ano, e em janeiro de 2012. Os agentes financeiros aceitaram 14.280, a maior parte para o ano que vem.

O Departamento de Trabalho americano revelou um cenário misto: enquanto a taxa de desemprego recuou para 9%, abaixo das expectativas (9,5%), a geração de vagas foi bem decepcionante --apenas 36 mil (saldo entre contratações e demissões)-- enquanto economistas do setor financeiro projetavam entre 140 mil e 150 mil.

A aparente disparidade entre a evolução das taxa de desemprego e a criação de postos de trabalho se deve à diferença de metodologias no cálculo desses dois indicadores.

Entre as outras notícias importantes do dia, o Banco da Espanha reportou que o PIB (Produto Interno Bruto) do país encolheu 0,1% em 2010. O próprio governo espanhol projetava uma queda muito maior, de 0,3%.

Autoridades francesas e da FAO (das Nações Unidas) advertiram para o risco de motins, por conta da recente alta nos preços dos alimentos. Ontem, o organismo das Nações Unidas comunicou que seu índice de preços (que reflete o custo desses produtos) havia atingido seu ponto mais alto desde o início da série histórica, em 1990.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/73008/visualizar/