Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sábado - 09 de Abril de 2011 às 02:24

    Imprimir


O relatório final da Polícia Federal sobre a origem do dinheiro do mensalão aponta total descontrole nos gastos do Banco do Brasil com publicidade, informa reportagem de Andreza Matais e Rubens Valente, publicada na Folha desta sexta-feira (a íntegra está disponível apenas para assinantes do jornal e do UOL).

Leia a íntegra do relatório da PF, que tem 343 páginas.

O documento também propõe que um inquérito apure o "incrível poder discricionário" dos diretores do banco para indicar empresas que são "agraciadas com recursos públicos". O relatório confirma que recursos repassados pelo BB foram uma das principais fontes do esquema, revelado pela Folha em 2005.

O banco disse que "refuta a ilação" feita no relatório de que recursos foram usados no mensalão. Leia a reportagem completa na Folha desta sexta-feira, que já está nas bancas.

LULA

Na quinta-feira, o ex-presidente Lula disse que o julgamento do mensalão poderia ficar só para 2050 se o STF (Supremo Tribunal Federal) incorporasse ao processo o novo relatório produzido pela PF.

Questionado por jornalistas, Lula disse que que não "teve a chance de dar uma olhada" no relatório. Mas afirmou que se o relatório for anexado, "todos os advogados de defesa vão pedir prazo para julgar". "Então, vai ser julgado em 2050. Então, não sei se vai acontecer", disse o ex-presidente após dar uma palestra para a Microsoft em Washington EUA).

O relatório confirma em detalhes que existiu um esquema de desvio de dinheiro público para o PT e partidos aliados do governo no Congresso. O texto traz as conclusões de um inquérito aberto em março de 2007 para aprofundar as investigações sobre a origem do dinheiro do esquema e seus beneficiários.

O relatório foi entregue há cerca de um mês pelo delegado Luiz Flávio Zampronha e suas principais conclusões foram reveladas pela revista "Época" desta semana.

Segundo o blog do Josias, o novo relatório não será anexado à ação penal que corre no STF, pois vai compor outro processo que corre em segredo no Supremo desde 2007 e se encontra ainda na fase de inquérito.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/68364/visualizar/