Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Copa do Mundo 2014
Segunda - 02 de Maio de 2011 às 15:58
Por: Andréa Haddad

    Imprimir


Rui Farinha
Em Porto (Portugal), em frente a um VLT, posam para fotografia Riva, Silval, Sérgio, Eder e Maluf
Em Porto (Portugal), em frente a um VLT, posam para fotografia Riva, Silval, Sérgio, Eder e Maluf

O presidente da Agecopa, Eder Moraes, deve comunicar em 20 dias a escolha pelo Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ao governador Silval Barbosa (PMDB) como o melhor sistema de transporte coletivo a ser implantado em Cuiabá para a Copa de 2014. Atualmente, a agência trabalha com o projeto do Bus Rapid Transit (BRT) mas, diante das pressões de deputados e empresários, Eder e Silval já demonstram que vão ceder ao apelos para a viabilização do VLT.

Em entrevista nesta segunda (2), direto da cidade de Porto, em Portugal, Eder disse que o governo quer levar Cuiabá, Várzea Grande e toda a Região Metropolitana - que congrega um milhão de pessoas - para a modernidade, principalmente no que há de mais avançado em sistema de transporte coletivo no mundo. A declaração do presidente é uma resposta aos defensores do BRT, como os senadores Blairo Maggi (PR), Pedro Taques (PDT) e o diretor de Planejamento da Agecopa, Yênes Magalhães, de que não há demanda para a implantação do VLT.

Outro ponto destacado por Eder é que o novo sistema deverá contemplar a melhoria infraestrutural com o mínimo de intervenções que prejudiquem de alguma forma a população. “Estamos fazendo e ultimando um estudo do VLT. Já existe aí no IPDU [Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano] de Cuiabá outros estudos de viabilidade, até do próprio VLT, que estamos aglutinando para uma tomada de decisão”, informou. A alegação de que o VLT exige menos desapropriações é um dos principais argumentos do presidente da Assembleia, José Riva (PP), em defesa do sistema.

Eder lembra que Mato Grosso já dispõe de cerca de R$ 450 milhões assegurados para o BRT, mas não deixa de frisar que, numa possível escolha pelo VLT, em números absolutos, o financiamento deste modelo deve ser em torno de R$ 1,1 bilhão que ainda podem ser ampliados. "Cuiabá, Várzea Grande e o próprio Governo do Estado, o governador Silval Barbosa, entende que esta oportunidade é única na história, de financiamento, de recursos disponíveis para poder se implementar essa atividade”.

O presidente da Agecopa também aproveita para rebater as críticas de que a mudança no modelo pode atrasar as obras. Segundo ele, o governo mantém contato com todos os fornecedores do sistema VLT, que são poucos no mundo e conhecidos mundialmente.  "O que quer dizer que nós ainda teríamos todo o ano de 2011 para cuidarmos com a qualidade necessária a questão dos projetos básicos e estruturais. Se iniciarmos as obras em janeiro de 2012, o transporte, se fosse o VLT, seria entregue à sociedade em janeiro de 2014".

Eder, Silval e os deputados José Riva (PP), Sérgio Ricardo (PR) e Guilherme Maluf (PSDB) estão em viagem à Europa para conhecer o sistema funcionando e o atendimento do sistema de bilhetagem, de controle e operacionalização do VLT.
 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/66255/visualizar/