Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cultura
Sábado - 07 de Maio de 2011 às 07:36

    Imprimir


Neste sábado (07.05), a partir das 10h, em Barão de Melgaço, o Governo do Estado dá mais um importante passo à comemoração dos 263 anos de Mato Grosso. Por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC/MT), foi firmado com o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) uma parceria para a edificação do Memorial da Guerra do Paraguai - espaço que abriga as memórias do conflito armado de 1865-1870, ocorrido entre a Tríplice Aliança (Brasil, Uruguai e Argentina) contra o Paraguai, mais conhecido como Guerra do Paraguai, no município.

A inauguração do Memorial faz parte da programação do aniversário de Mato grosso e contará com a presença de inúmeras autoridades, entre eles a do governador Sival Barbosa. A concentração vai ser no trevo de Santo Antônio no Posto Policial e a saída está prevista para as 8h50. Serão percorridos ao todo aproximadamente 120 quilômetros até o município onde está localizado o museu da Guerra.

UM POUCO DA HISTÓRIA

A contenda, que durou cinco anos e se estendeu pelas regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil, provocou inúmeras mortes, sendo que especificamente no território mato-grossense - nas cidades da então região sul, cidades inteiras foram arrasadas e a população dizimada, a exemplo de Corumbá, tomada pelos paraguaios.

Sentindo que as tropas guaranis avançavam de sul para norte, Augusto Leverger "que depois do conflito foi agraciado com o título de Barão de Melgaço" reuniu um contingente de soldados para a defesa da capital mato-grossense, caso os paraguaios subissem o rio Paraguai. Para proteger Cuiabá e sua população, Augusto Leverger escolheu, estrategicamente, as colinas de Melgaço como ponto mais seguro para a pretendida defesa.

Ali, mandou edificar verdadeiras muralhas de pedra à beira do rio, posicionando-se em arranchamentos no aguardo dos paraguaios que, felizmente, devido à cheia do rio, não conseguiram atingir a Capital. Esse gesto cívico deu a essa personalidade o reconhecimento não só da população da então Província de Mato Grosso, mas do governo monárquico, pois D. Pedro II, após o fim da Guerra do Paraguai, outorgou-lhe o título nobiliárquico de Barão de Melgaço.

Mato Grosso, para homenagear essa digna personalidade, ofereceu seu nome para o município onde ele edificou a fortaleza, Barão de Melgaço. Assim, o Memorial da Guerra do Paraguai é um repositório da memória do conflito armado e da participação de Mato Grosso e do Barão de Melgaço nesta passagem.

MUSEU

A inauguração desse espaço físico marcará a primeira etapa de um grande projeto, que prosseguirá adquirindo mobiliário e objetos relativos ao Barão e à Guerra do Paraguai, fechando a segunda etapa. Na terceira etapa será oferecido um Curso de Capacitação sobre História, Geografia e Cultura mato-grossense à população de Barão de Melgaço, especificamente professores da rede pública e particular de ensino, que poderão ocupar esse espaço para realização de atividades pedagógicas. Por outro lado, o IHGMT pretende também envolver funcionários da Prefeitura de Barão de Melgaço no trabalho, assim como produtores culturais e intelectuais do município.

Considerando que a Prefeitura Municipal de Barão de Melgaço irá, daqui para frente, se responsabilizar pela conservação e dinamização do espaço do Memorial, o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, assim como a Secretaria de Estado de Cultura se sentem responsáveis por entregar o espaço físico e após isso realizar um trabalho social, capacitando futuros dirigentes e usuários deste espaço histórico.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/65824/visualizar/