Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Sexta - 27 de Maio de 2011 às 07:45
Por: RAFAEL COSTA

    Imprimir


Edson Rodrigues/Secom-MT
Reitor da Unemat, Adriano Silva planeja curso no campus de Cáceres com aval do Palácio Paiaguás
Reitor da Unemat, Adriano Silva planeja curso no campus de Cáceres com aval do Palácio Paiaguás

Atendendo a uma exigência do governador Silval Barbosa (PMDB), a Pró Reitoria de Ensino e Graduação (PROEG) da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) vai apresentar ainda na primeira quinzena de junho estudos referentes à viabilidade da implantação do curso de medicina no campus de Cáceres.

  • Conforme o reitor Adriano Silva, a Unemat discute o modelo do curso de medicina com professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Depois disso, ainda será discutido com a equipe econômica do Estado se haverá condições financeiras para a oferta do curso de medicina no vestibular de 2012.

    "Trata-se de um projeto pedagógico e financeiro que está em fase de discussão. As normas pedagógicas e o conteúdo das disciplinas estão sendo avaliadas pelos professores. Por outro lado, o orçamento da Unemat que corresponde atualmente R$ 155 milhões anuais não gera sobras para investir no curso de medicina. Precisaremos de um acréscimo que neste momento não posso falar que é possível", explicou o reitor.

    Reestruturação

    A oferta do curso de medicina em Cáceres se deve ao projeto de reestruturação da saúde pública em Mato Grosso liderada pelo governador Silval Barbosa.

    Para evitar o aprofundamento da crise no setor, o chefe do Executivo tem dialogado com o Ministério da Educação (MEC) para assumir a responsabilidade das obras do novo Hospital Universitário e alterar o modelo de gestão das unidades dos Prontos Socorros de Cuiabá e Várzea Grande com Organizações Sociais de Saúde (OSS).

    Visando um projeto de longo prazo, o próximo passo é oferecer o curso de Medicina na Unemat para ampliar a oferta de profissionais do mercado, conforme declara o reitor Adriano Silva.

    "Eu diria que é um processo de maturação que está em fase de crescimento, o governador Silval Barbosa está atento a essa questão porque foi discutido e proposto na campanha eleitoral e ele tem me cobrado viabilizar esses estudos", contou Adriano.

    Diante disso, uma das ideias é ampliar a formação do número de profissionais o que exige mais investimentos no ensino superior.

    "Em Rondônia, onde o Estado é menor que Mato Grosso são 4 cursos de medicina. Os municípios têm uma carência muito grande de profissionais da saúde e queremos oportunizar a população uma oferta maior do curso de medicina e Cáceres seria escolhida porque já tem o Hospital Regional. Estamos no aguardo de uma resposta positiva que deve sair até o final de junho", explicou o reitor da Unemat.

    As únicas instituições de ensino superior do Estado que ofertam o curso são a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Universidade de Cuiabá (Unic), sendo esta última, uma instituição privada.






  • Comentários

    Deixe seu Comentário

    URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/64153/visualizar/