Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cultura
Domingo - 29 de Maio de 2011 às 12:56

    Imprimir


A orquestra de Mato Grosso faz domingo (29), às 19h, mais uma apresentação dos concertos oficiais de maio, no espaço cênico do Cine Teatro de Cuiabá. Nestes concertos, a orquestra estará sob a regência do respeitado maestro Thiago Flores, atual diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (RS), e tem a participação de um dos mais influentes artistas da música instrumental brasileira, o acordeonista gaúcho Renato Borghetti, conhecido como Borghettinho.

No repertório dos concertos estão composições como Pequena Suite de Carl Nielsen (1865-1931) e La oración del torero de Joaquín Turina (1882-1949). Também Milonga para as Missões de Gilberto Monteiro, Rancheirinha de Geraldo Flach (1945-2011), Minuano de Sadi Cardoso, Redomana de Os Serranos (1968), Barra do Ribeiro de Guinha Ramires, Merceditas de R. S. Rios (1913-1994), as últimas seis com arranjo de Arthur Barbosa.

Borghettinho
Em 1984, aos 20 anos de idade, Renato Borghetti lançava o primeiro álbum de sua produtiva carreira. Gravado nas madrugadas frias de Porto Alegre, com recursos próprios e sem muitas pretensões, o disco foi lançado com o sugestivo título “Gaita-Ponto”. O LP vendeu incríveis 100 mil cópias, tornando-se o primeiro álbum de música instrumental a ganhar um disco de ouro no Brasil, revelando o instrumentista e abrindo caminho para uma trajetória promissora.

Em três décadas de uma carreira ascendente, incorporou a sua música elementos do jazz, da música erudita e da música folclórica de outras partes do país e do mundo. Entretanto, sempre permaneceu fiel as suas raízes e as tradições musicais de seu estado de origem, o Rio Grande do Sul. Há 27 anos do lançamento de “Gaita-Ponto”, Borghetti tem revisitado, adaptado e modernizado diversas e importantes canções do folclore sul-rio-grandense.

Renato Borghetti que já se apresentou ao lado de Sivuca, Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Egberto Gismonti, e também, sobre a regência do maestro Thiago Flores em outras ocasiões.

Maestro Thiago
Hoje com 50 anos, o maestro Tiago Flores desde jovem mostrou que seria um verdadeiro prodígio da música. Formado em Regência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a orientação do maestro Arlindo Teixeira, ele também estudou composição com Flávio Oliveira. Fez curso de especialização em Regência Orquestral em São Petersburgo, na Rússia, sendo aluno do Maestro Victor Fedotov. Participou de diversos cursos, oficinas e festivais, tendo como professores o maestro alemão Kurt Redel e o maestro Lutero Rodrigues, dentre outros.

Foi vencedor do Concurso ‘Jovens Regentes’ promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre. Participou como professor de Regência Coral de vários cursos e painéis promovidos pela Federação de Coros do Rio Grande do Sul. Foi Professor no Instituto de Artes da UFRGS, ocupou o cargo de Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre entre os anos de 1999 a 2001. Como regente convidado, já atuou à frente de orquestras do Brasil, Itália, Áustria, Venezuela e México. Em 2005 recebeu o prêmio "Melhores da Cultura 2005", concedido pela Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

A frente da Orquestra de Câmara da ULBRA recebeu o prêmio açorianos de melhor CD instrumental em 2005. Em 2008 recebeu o prêmio de "Melhor Espetáculo do Ano" com o show "Beatles Magical Classical Tour". Em turnê pela Argentina o conjunto recebeu do jornal La Nación crítica extremamente positiva destacando que a orquestra "alcançou um nível de excelência a serviço do repertório clássico e da frondosa literatura musical do país irmão (Brasil)". Em 2011, Tiago Flores assumiu a direção artística da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Serviço
Os ingressos estão à venda na Bilheteria do Cine Teatro Cuiabá e no Ingresso.com. O horário de funcionamento da bilheteria é das 14h às 18h. O valor é de R$ 10 inteira e R$ 5 meia entrada.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/63936/visualizar/