Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 02 de Junho de 2011 às 14:38

    Imprimir


Uma catadora de materiais recicláveis é finalista ao Prêmio Bom Exemplo 2011 com o projeto de uma cooperativa de coleta seletiva que ajuda cerca de 70 famílias, em Itaúna, na Região Centro-Oeste de Minas Gerais. Maria Madalena Rodrigues Lima trabalha recolhendo lixo desde os sete anos e conta que com o dinheiro ajudava a sustentar os irmãos. Os beneficiados com a iniciativa explicam que a voluntária proporciona a eles mais que um local de trabalho, pois ajuda a formar pessoas de bom caráter.

A catadora ajudou a fundar a cooperativa em 1999. Devido ao sucesso do projeto, a prefeitura da cidade decidiu implantar coleta seletiva no local e para isso pediu a ajuda da voluntária. Maria Madalena visitou escolas, universidades, hospitais e empresas para explicar como o trabalho é realizado. De acordo com ela, durante as palestras, o público também aprendia a importância da iniciativa e como a ação ajudava diversas famílias a conquistar uma renda digna.

Na cooperativa, também existe um museu com objetos encontrados no lixão. Xícaras de porcelana, bules e obras de arte são alguns itens da exposição. Segundo a catadora, a mostra tem como objetivo educar as pessoas sobre o consumismo irresponsável, que é uma das razões para o desperdício.

A mulher conta que a visibilidade do projeto proporcionou a ela uma viagem à França. A casa e a renda da família também foram conseguidas com o trabalho. De acordo com Maria Madalena, a iniciativa mostra a importância de cuidar do meio ambiente por meio da coleta seletiva.

A votação para a escolha do vencedor do Prêmio Bom Exemplo, na categoria cidadania, será pela internet e começa no dia 6 de junho.

Para outras informações, acesse o site do Prêmio Bom Exemplo.





Fonte: Do G1 MG

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/63503/visualizar/