Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Variedades
Terça - 14 de Junho de 2011 às 18:24

    Imprimir


Pequenos e médios canavieiros do estado vão receber mudas de cana de açúcar melhoradas geneticamente para resistir a uma série de doenças e pragas que afetam os canaviais pernambucanos. A ação integra o Programa Cana de Meristema para o Nordeste, desenvolvido em parceria entre  a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), Sindicato dos Plantadores de Cana (Sindicape), Centro de Tecnologias  Estratégias  do  Nordeste (Cetene) e a Usina São José. O evento será realizado nesta quarta-feira (24), a partir das 9h, na Usina São José, em Iguarassú.
 
De acordo com o vice-presidente da AFCP, Paulo Giovanni Tapety, serão entregues 135 toneladas de três variedades de cana aos produtores da Mata Norte. Serão dos tipos RB 96 7515, RB 98 710 e RB 87 2552. “As mudas serão cultivadas e na safra 2012/2013, os produtores contempladas vão doar parte da produção a outros plantadores indicados pela entidade de classe”, diz. Cada produtor repassará 150% da quantidade de mudas adquiridas no programa.
 
“A ação visa desenvolver os canaviais do estado com uma matéria prima mais resistente”, diz, ressaltando que a iniciativa visa melhorar a produtividade da região. Os meristemas – espécies de mudas de cana isentas de doenças – foram produzidos pela Ridesa e multiplicados na Biofábrica Miguel Arraes, do Cetene. Após a fase de multiplicação, foram aclimatizadas e plantadas em sementeiras da Usina São José, local onde foram desenvolvidas até se tornaram mudas convencionais de cana de açúcar.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/62650/visualizar/