Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cultura
Terça - 21 de Junho de 2011 às 11:05
Por: Iara Vilela

    Imprimir


Os índios da etnia Enawenê-Nawê que ocuparam o pátio da prefeitura de Sapezal, a 473 quilômetros de Cuiabá, na tarde desta segunda-feira, já deixaram o local. Depois de negociar por mais de quatro horas, eles só desocuparam a prefeitura depois que as reivindicações foram atendidas.

Os indígenas cobravam participação no ICMS Ecológico, que é repassado pelo governo ao município que possui áreas indígenas. O imposto ajuda os municípios a manter essas terras. Por viverem em uma dessas áreas, os indígenas acreditam que têm direito de receber uma fatia desse imposto.

Cerca de 120 índios chegaram ao local por volta das 08h desta segunda-feira (20) e se alojaram no estacionamento e no pátio da prefeitura e nenhum funcionário pôde entrar ou sair do local. Os servidores da prefeitura só deixaram o prédio depois das 15h, quando a equipe da Funai chegou ao município.

Depois de quatro horas de negociação ficou acordado que a prefeitura de Sapezal vai repassar no ano que vem a quantia de R$ 50 mil para a comunidade indígena. Esse dinheiro deve ser investido em projetos desenvolvidos pelos próprios índios.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/61942/visualizar/