Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 05 de Julho de 2011 às 08:40
Por: Aline Chagas

    Imprimir


Em 2010, 22.407 ocorrências envolvendo vítimas do sexo feminino foram registradas em todo o Estado. No ano anterior, foram 17.263. A maioria dos casos se enquadram na Lei Maria da Penha. No ano passado, a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher em Cuiabá encaminhou à Justiça 1.856 inquéritos policiais concluídos e 220 termos circunstanciados de ocorrência. Dos autos, 1.288 inquéritos foram instaurados mediante portarias baixadas pelas delegadas de Polícia e 428 tiveram origem em flagrantes.

A delegada titular da Delegacia Especializada na Defesa da Mulher em Cuiabá, Cláudia Maria Lisita, conta que a Capital e o Estado estão à frente no que diz respeito ao combate da violência doméstica e familiar contra a mulher. Segundo a delegada, recentemente, em viagem à Brasília, percebeu o quão alto é índice de conclusão de inquéritos se comparado com outros estados. egundo a delegada, este índice é o que acaba por trazer a credibilidade para o trabalho da Polícia e da Delegacia da Mulher, que é retratado no número de denúncias recebidas na unidade. Ela pondera que vai haver sempre o medo por parte de mulheres para denunciar agressões, mas que com um trabalho de credibilidade esta situação muda e a sensação de falta de proteção diminui.

"As mulheres devem denunciar, procurar a Delegacia sempre. Essa é a melhor saída para combater a violência doméstica e familiar".

Cláudia explica que qualquer situação em que a mulher se sinta em risco, mesmo no caso de ameaças verbais, deve ser levada ao conhecimento da Polícia.

Para a mulher fazer a denúncia pode procurar uma Delegacia Especializada da Mulher ou ligar na Central de Atendimento à Mulher, no 180. Também podem ser feitas através dos telefones 190 e 197.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/61124/visualizar/