Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Sexta - 08 de Julho de 2011 às 16:10

    Imprimir


A vacina contra raiva em bovinos tornou-se obrigatória nos municípios de Mato Grosso circunvizinhos onde foram encontrados focos da doença. Os produtores do Vale do Araguaia e próximos a Pontes e Lacerda devem imunizar o rebanho imediatamente. Segundo a coordenadora de defesa animal do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Daniella Soares, não é necessário tornar obrigatória a vacinação de todo o rebanho mato-grossense.

Neste ano, foram encontrados 45 focos da doença, que corresponde a 34% em relação aos indícios da raiva registrados no ano passado, que chegaram a 131 casos. Em maio de 2011, foram registrados 18 focos. Desses, cinco casos aconteceram no município de Barra do Garças.

O presidente do Indea-MT, Valney Souza, alerta aos produtores quanto à comunicação imediata ao órgão de defesa se houver suspeita da doença. “O produtor deve ficar atento a qualquer comportamento estranho do animal ou se possuem marcas das mordidas do morcego”. Ele explica que o animal não pode ser abatido e deve ser separado do rebanho.

A doença não tem cura e pode atingir bovinos, bubalinos, equidios, suínos, ovinos e caprinos. Além da vacinação no rebanho próximo ao foco da doença, outra técnica é a eliminação dos animais transmissores, que são os morcegos. A ação é autorizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama).





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/60698/visualizar/