Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 20 de Julho de 2011 às 09:42

    Imprimir


Duas equipes do Projeto Rondon, formada por dois professores e oito alunos do ensino superior desembarcaram em Denise, no último dia 16, e durante 15 dias desenvolverão diversos projetos junto à comunidade local.

O Projeto Rondon é uma ação do Governo Federal, conduzida pelo Ministério da Defesa em parceria com as prefeituras municipais e Instituições de Ensino Superior Brasileiras, que tem por missão viabilizar a participação do estudante universitário nos processos de desenvolvimento local sustentável e de fortalecimento da cidadania nos municípios do Brasil.

Para o prefeito municipal José Roberto Torres, o projeto é importante sobre vários aspectos, visto que colaboram para dar resoluções aos problemas sociais, econômicos, educacionais, de saúde e culturais. O chefe do Poder Executivo disse ainda que o projeto contribui sobremaneira para disseminar comportamentos que impliquem junto à comunidade novas atitudes.

“Recebemos com muita alegria esse grupo de universitários e professores que nos trarão sem dúvida muitas coisas novas, numa verdadeira troca de experiências significativas para todos nós” salientou José Roberto. 

A Faculdade Santo Agostinho (FSA) do Estado do Piauí e A Universidade de São Paulo (USP) enviarão os professores e coordenadores Geraldo Gomes (Pedagogo e Jornalista) e Ana Amélia (Engenheira), respectivamente, para desenvolver atividades nas áreas de Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação e Saúde, Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia, Produção e Trabalho.

No campo cultural será trabalhada a capacitação de multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que promovam a capacidade de expressão cultural da comunidade e valorizem a cultura local. Em Direitos Humanos e Justiça, serão capacitadas organizações da sociedade civil na defesa dos direitos da cidadania, instalar, dinamizar ou atualizar os conselhos municipais, como os de educação, de saúde, tutelar, de assistência social, da criança, do meio ambiente, entre outros.

Capacitar educadores do ensino fundamental e médio em técnicas de ensino e aprendizagem, motivação, relacionamento interpessoal, educação inclusiva e distúrbios da aprendizagem, educação financeira, como de educadores do ensino fundamental e médio no atendimento a portadores de necessidades educativas especiais. Capacitar multiplicadores e servidores municipais na produção e difusão de material informativo para a população, particularmente nas áreas de saúde, educação, cidadania e meio ambiente.

O projeto vai ainda divulgar, às lideranças e servidores municipais, os benefícios serviços e programas oferecidos na esfera federal. No Meio Ambiente serão capacitar multiplicadores na defesa do meio ambiente e saneamento básico, e na temática Tecnologia e Produção, disseminará soluções autossustentáveis, como tecnologias sociais que melhorem a qualidade de vida das comunidades.
O grupo criará neste período, mecanismos para incentivar o cooperativismo, associativismo e empreendedorismo para a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável, promovendo ações que desenvolvam o potencial turístico local e capacitando servidores municipais em gestão pública e de projetos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/59510/visualizar/