Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 20 de Julho de 2011 às 11:40

    Imprimir


Um levantamento feito pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) aponta que no primeiro semestre de 2011 31,3% dos candidatos a motorista foram reprovados no exame de habilitação. Em comparação com o mesmo período do ano passado, são 2.860 reprovações a mais. Em 2010, o percentual de quem não passou na prova foi de 28,6%.

Nos primeiros seis meses do ano anterior, 25% dos candidatos não passaram no teste de legislação. Neste primeiro semestre, 24,5Um levantamento feito pelo Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) aponta que no primeiro semestre de 2011 31,3% dos candidatos a motorista foram reprovados no exame de habilitação. Em comparação com o mesmo período do ano passado, são 2.860 reprovações a mais. Em 2010, o percentual de quem não passou na prova foi de 28,6%. dos candidatos foram reprovados na parte teórica.

O exame de habilitação do Detran é feito por dois examinadores. Para conseguir passar no teste e obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o candidato deve percorrer sete quilômetros e estacionar o veículo sem cometer mais que três pontos de falta.

Para realizar o teste de direção, o candidato deve ter ao menos 20 horas de aulas práticas. Para o diretor de controle de condutores do Detran, Déltimo Evangelista, um dos fatores que pode contribuir para a reprovação é a falta de preparo dos candidatos ao fazer a inscrição para o exame prático. “Embora o aluno tenha 20 horas de aulas, ele pode não estar preparado da forma adequada”, afirmou Evangelista.

De acordo com o Detran, as faltas no teste de direção são classificadas como leves, médias e graves. Um ponto é retirado para as faltas leves. Neste caso, são considerados fatores como movimentos irregulares no veículo, falta de ajuste de retrovisores e descansar o pé na embreagem. As faltas médias – deixar o carro apagar e usar a marcha errada, por exemplo – causam perda de dois pontos ao candidato. Não acionar a seta quando necessário é considerado falta grave e retira três pontos do candidato.

Esbarrar em cones no momento do teste de direção, encostar no meio-fio, avançar a via preferencial, trafegar na contra-mão, exceder a velocidade da via, não parar na faixa e avançar sinal vermelho causam a eliminação do candidato no teste.

Caso a pessoa cometa mais de três pontos ou cause alguma falta eliminatória, será necessário remarcar e fazer um novo exame prático, no prazo de 15 dias.
 





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/59498/visualizar/