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Copa do Mundo 2014
Quarta - 20 de Julho de 2011 às 13:06
Por: Ericksen Vital

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Pelo menos seis obras de mobilidade urbana devem ser lançadas nos próximos dias em Cuiabá, uma das 12 cidades sedes da Copa do Mundo de 2014, conforme informou o presidente da Agência Executora das Obras da Copa do Pantanal (Agecopa), Eder Moraes. O valor total dessas seis obras está estimado em R$ 10,7 milhões. Elas serão necessárias para desafogar o trânsito nas ruas e avenidas da capital quando as maiores obras estiverem em andamento.

Do dia 31 de maio de 2009 - quando a capital de Mato Grosso foi anunciada como sede - até o momento, começaram apenas cinco obras. Entre elas, a duplicação da rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga a capital a Chapada dos Guimarães, cidade turística de Mato Grosso, e drenagem e pavimentação da Av. Mário Palma, no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá.

Obras previstas
De acordo com a Agecopa, nos próximos dias serão iniciadas as seguintes obras de desbloqueio em Cuiabá: duplicação da rua Barão de Melgaço (bairro do Porto); duplicação da Av. Juliano Costa Marques (Bela Vista); adequação viária da rua das Mangueiras, próximo ao 9º Batalhão de Engenharia de Construção (9º BEC); complementação da Av. Jurumirim (CPA 3); construção de ponte sobre o Córrego Gumitá (Av. Jurumirim); e duplicação da Av. Senegal (Canjica). No total,estão previstos R$ 600 milhões em investimentos para obras de mobilidade na capital, sem incluir o valor do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Obras federais

As grandes obras previstas para Cuiabá serão federais, mas os processos licitatórios foram suspensos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), após suspeitas de irregularidades cometidas no órgão. Estão previstos cerca de R$ 357 milhões que vêm por meio do órgão federal. Os processos estavam em fase de licitação quando pararam.

As obras federais serão feitas em trechos urbanos de três estradas federais que se interligam às principais avenidas de Cuiabá e Várzea Grande. As obras de ampliação e duplicação serão realizadas em avenidas como a Fernando Corrêa da Costa e Miguel Sutil, duas das principais vias de acesso da capital. Além delas, também passará por obra a avenida da FEB, que dá acesso a uma rodovia federal.

“Vamos finalizar todos os processos licitatórios até o final de 2011, para cumprir o prazo dado pela presidente Dilma, e vamos começar todas as obras no início de 2012”, estimou o presidente da Agecopa, descartando a possibilidade dos escândalos do Dnit afetarem o cronograma das obras estruturantes que serão realizadas na capital.

Estruturas do estádio
Na segunda-feira (18), o presidente da Agecopa apresentou à imprensa a estrutura metálica das arquibancadas norte e sul, que vão ficar atrás das futuras traves da Arena Pantanal. Eder Moraes disse que chegaram ao estádio quatro dos 350 caminhões que vão descarregar as peças metálicas em Cuiabá, orçadas ao todo em R$ 78 milhões. Elas começam a ser instaladas assim que as fundações, que hoje estão com mais 90% concluídas, sejam finalizadas.





Fonte: Do G1 MT

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