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Cidades
Quarta - 20 de Julho de 2011 às 13:33

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Um novo sistema de mapeamento digital que agiliza o atendimento já começou a ser implantado nas agências da Cemat. O programa permite a consulta de informações do sistema de distribuição de energia, como diagramas da rede de alta tensão, chaves, transformadores e unidades consumidoras, tudo isso sobreposto a planos de fundo que mostram todas as ruas sob a responsabilidade da agência - os chamados Mub"s. Com esse sistema é possível, entre outras coisas, ver a localização exata de uma unidade consumidora antes de deslocar uma equipe ao local, o que torna o atendimento mais rápido.

Até o momento, o programa que permite a visualização dos mapas já foi instalado experimentalmente nas agências da Cemat em Chapada dos Guimarães, Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço, Jangada e Primavera do Leste. A expectativa é que, dentro de um mês, todas as agências de Mato Grosso possuam o novo sistema.

De acordo com Daylton Brandão, da Gerência de Serviços Técnicos da Cemat, esse novo recurso tornará o atendimento aos clientes mais ágil, pois os funcionários terão uma visão geral do sistema de distribuição, além de um banco de dados que centraliza informações importantes sobre os consumidores atendidos pela empresa.

Para Lexei da Silva Calçada, líder da Unidade de Serviço (US) de Chapada dos Guimarães, o novo software trouxe benefícios aos consumidores e às equipes da concessionária. "O programa nos dá uma localização exata da unidade consumidora, que é encontrada mais rapidamente pelas equipes. O processo de manobra, para restabelecer o fornecimento de energia em caso de interrupção, também ficou mais rápido", afirmou Lexei.

Em Cuiabá, os mapas para monitoramento já são utilizados pela Gerência de Operação do Sistema (GOS), com informações atualizadas em tempo real, por meio de um sistema online. Agora, os mapas estão sendo implantados em todas as agências da Cemat em Mato Grosso, porém de maneira offline, com atualização a cada 30 dias. Os funcionários das agências terão acesso ao mapa correspondente a toda a região que atendem e serão continuamente consultados para que possam opinar sobre o sistema.


Prata da casa - Os mapas offline foram desenvolvidos a partir de um sistema criado para atender aos setores de operação da empresa. "Essa ferramenta, que até então era usada apenas pela operação, foi adaptada para as agências, em benefício do consumidor", disse o Analista de Sistema da Cemat Cleyson Cloves do Carmo, que dá suporte no processo de instalação do software e também realiza a atualização da base de dados do sistema.

Para auxiliar no processo de instalação e treinamento, funcionários dos Centros Regionais de Serviços (CRSs) se transformaram em multiplicadores. É o caso de Jefferson de Andrade Nates, que trabalha no CRS de Rondonópolis (212 km de Cuiabá). Ele participou da instalação do programa em Primavera do Leste e agora se prepara para levar a novidade aos municípios de Campo Verde e Pedra Preta.

"Além de auxiliar na instalação, explico aos funcionários os passos para utilização do sistema e fico à disposição para sanar possíveis dúvidas que possam aparecer conforme o programa vai sendo utilizado", disse Jefferson. Assim como ele, outros multiplicadores estão sendo treinados para participar da fase de implantação do programa. Com isso, todo o processo foi executado praticamente sem custos, com base em pesquisa e desenvolvimento das próprias equipes da distribuidora.

 






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