Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Segunda - 25 de Julho de 2011 às 23:06

    Imprimir


Anders Behring Breivik, o atirador dos ataques de Oslo, pensou que seria alvo de tiros durante a sua transferência ou em sua chegada ao tribunal nesta segunda-feira, segundo seu advogado, Geir Lippestad.

"Ele disse em várias oportunidades que achava que ia ser abatido", declarou Lippestad à televisão pública norueguesa NRK.

O norueguês de 32 anos, que admitiu ser o autor do atentado com carro-bomba no centro de Oslo e da matança na ilha de Utoeya, foi colocado nesta segunda-feira em detenção provisória por um juiz após a sua primeira audiência na justiça três dias depois do ato terrorista que deixou pelo menos 76 mortos.

"Não ficou surpreso, levou as coisas calmamente", declarou Lippestad.

Dois noruegueses atingiram o carro em que o suspeito estava com chutes e socos e o insultaram.

Segundo o advogado de Anders Behring Breivik, seu cliente está totalmente desconectado com o país onde vive.

"Há uma concepção da realidade completamente diferente dos outros noruegueses", disse o advogado à NRK. "Por exemplo, ele acredita que a tortura existe [na prisão] na Noruega".

AUDIÊNCIA

Na manhã desta segunda-feira, Anders Behring Breivik à corte de Oslo. Ele deve se declarar inocente.

  Jon-Are Berg-Jacobsen/Aftenposten/Reuters  
Anders Behring Breivik (de vermelho) é levado em comboio policial depois de participar de audiência em Oslo
Anders Behring Breivik (de vermelho) é levado em comboio policial depois de participar de audiência em Oslo

Breivik, 32, definido como um fundamentalista cristão, islamófobo e ultradireitista, queria transformar a audiência desta segunda-feira uma ampla declaração perante o juiz, para a qual desejava, a presença da imprensa.

A audiência, contudo, será realizada a portas fechadas, anunciou a Justiça local, um esforço para evitar que a corte vire palanque para as ideias radicais de Breivik. O juiz se pronunciará sobre a prisão provisória do réu.

Segundo Geir Lippestad, advogado do acusado, Breivik acredita que seus crimes foram "atrocidades, mas necessários" e que não merece nenhum castigo por eles. O advogado disse ainda que Breivik quer se declarar "não culpado".  






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/59035/visualizar/