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Economia
Quarta - 27 de Julho de 2011 às 23:48

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As reclamações referentes a aparelhos celulares, equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos lideram o ranking do Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2010, divulgado nesta quarta-feira pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério da Justiça. São utilizados dados dos Procons de 22 Estados e do Distrito Federal.

Elas totalizam 55,74% das queixas recebidas pelo órgão.

Em segundo lugar, aparecem as reclamações relacionadas a assuntos financeiros (bancos, financeiras, cartões de crédito, etc.), com 21,46%.

Na sequência estão os serviços considerados essenciais (tratamento e abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, compensação bancária etc), que somam 14,81%.

Os dados apresentados agora são do período de setembro de 2009 a agosto de 2010.

Na categoria produtos, das 68.373 reclamações, 21.609 se referem a celulares. O que significa dizer que aparelho de telefone celular corresponde, sozinho, a 17,6% do cadastro.

Logo após aparecem microcomputador e produtos de Informática, com 8,04%, e televisão e filmadora (3,64%). 






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