Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Copa do Mundo 2014
Sexta - 12 de Agosto de 2011 às 07:00
Por: Vivian Lessa

    Imprimir


A capacidade da rede hoteleira de Cuiabá e Várzea Grande, mesmo com os novos investimentos já firmados, será insuficiente para atender a demanda futura da Copa do Mundo de 2014. A estimativa do setor no estado é que nos próximos três anos sejam construídos 13 hotéis com condições para hospedar cerca de 5 mil pessoas. O volume será somado aos 10 mil leitos já existentes na Grande Cuiabá.

A necessidade de aumentar o número de leitos não será atendida pelo setor, que teme a ociosidade dos investimentos para o período pós-Copa, afirma o presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis de Mato Grosso (ABIH-MT), Luiz Verdun. Segundo ele, a atual oferta de leitos já é insuficiente para atender a demanda de eventos das duas cidades.

Para o empresário do segmento, o risco de que o investimento caia no desuso daqui a quatro anos preocupa os donos de hotéis. “Os empresários, que muitas vezes financiam os empreendimentos, não vão se arriscar para construir apartamentos que possam ser vendidos após o evento esportivo. O retorno é pouco”.

Outro problema identificado pela categoria é que a possível ociosidade desses hotéis resulte no fechamento de unidades já existentes. “Assim como aconteceu em 1988, quando a inauguração de três empreendimentos resultou no fim das atividades de outros três hotéis em Cuiabá”, observou Verdun.

Já o superintendente do Pantanal Convention Bureau, Omar Canavarros, é mais otimista quanto à disponibilidade de leitos para a Copa. “A demanda atual está sendo atendida”. Mas ele alerta que é preciso investimento no turismo mato-grossense para evitar a ociosidade das vagas nos hotéis futuramente.

Canavarros argumenta que o estado precisa incentivar o turismo de negócios e aproveitar o potencial natural para o turismo de lazer. Conforme ele, a cidade recebe cerca de 40 eventos anuais, considerando somente aquele captados pelo Convention Bureau. Cada evento tem um público médio de dois mil visitantes.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis de Mato Grosso, Luiz Verdun, diz que a preocupação com a infraestrutura deve existir independentemente do evento esportivo. “Empresários estão receosos em promover investimento no estado, principalmente por conta da falta de logística”.

Números
Em Cuiabá e Várzea Grande, há 107 hotéis em operação. No total, há uma disponibilidade de 4.430 apartamentos com capacidade para hospedar 10.774 pessoas. Desses, 70 estão localizados na capital do estado, somando 7.920 leitos distribuídos em 3.261 apartamentos. Na divisão de categorias, Cuiabá tem sete hotéis na classificação A, nove na B, 18 na C e 36 na D. Já em Várzea Grande são 15 hotéis na categoria mais baixa, 18 na C, três na B e apenas um na categoria A. Atualmente na cidade há 37 hotéis com disponibilidade para 748 leitos em 318 apartamentos. Os dados são da ABIH-MT.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/57391/visualizar/