Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cultura
Terça - 18 de Outubro de 2011 às 22:40
Por: LAURA LUCENA

    Imprimir


Nesta terça-feira (18.10), a partir das 20 horas, no Palácio da Instrução, em Cuiabá, acontece o coquetel de lançamento do 10º Festival Cururu Siriri, a ser realizado de 27 a 28  de outubro, na arena do Parque de Exposições de Cuiabá, com o tema “Entre Fitas e Chitas”.

O festival é resultado da garra, fé e força das populações tradicionais mato-grossense unidas em defesa de suas raízes culturais primordiais. Hoje à noite quem for conferir a cerimônia de lançamento do evento poderá ter uma prévia do espetáculo que os grupos de Cururu Siriri prepararam em comemoração a uma década de sucesso do projeto do Festival.

A produtora artística da festa de lançamento e da abertura do 10º Festival, Dilza Catarina Souza Silva, adiantou que para a noite desta terça foram selecionados dez casais de vários grupos de Cururu Siriri para uma apresentação show, ou seja, estilizada dessas tradições. Para a cerimônia de abertura do evento, no dia 27, ela, porém organizou uma apresentação de Siriri raiz, ou seja, nos mesmos moldes que era praticado quando tudo começou.

O tema “Fitas e Chitas” foi uma sugestão da professora Jacinta Domingas do Espírito Santo, que aprendeu o Siriri com a avó e já passou todo o conhecimento que dela obteve para a filha e a neta. É oralmente que se perpetuam as tradições Cururu Siriri, que não foram registradas em livros e museus.

A temática “Fitas e Chitas” em si já traduz o multicolorido espetáculo que essa décima edição do festival promete proporcionar. Mas a análise desse tema ultrapassa o simples conceito de chitas e fitas esvoaçantes no compasso da dança. Instiga a imaginação a ir além para descobrir o caráter multicultural e multifuncional do maior espetáculo cultural de Mato Grosso, cujo público é geometricamente crescente a cada edição.

Ao comemorar 10 anos de sucesso, o evento apresenta uma edição mais moderna. Nesse ano ele se veste da roupagem multicultural e dá espaço para que outros ritmos participem. Pela primeira vez, ao final da apresentação dos grupos Cururu Siriri, a programação prevê shows com artistas regionais e até uma apresentação de renome nacional.

È uma forma de brindar o público com uma agenda multicultural e ao mesmo tempo reforçar outro caráter dessa grande festa popular, que é movimentar a economia, gerando emprego e renda para artesãos e cozinheiras que participam do Festival Gastronômico e da Feria de Artesanato, realizados simultaneamente ao Festival Cururu Siriri.

Cada detalhe da programação foi pensado e meticulosamente repensado com o objetivo maior de promover e revitalizar as origens da cultura mato-grossense em um espetáculo que agrada aos olhos e ao paladar. Os grupos ensaiam o ano inteiro, como o fazem as escolas de samba no Carnaval e as galeras dos bois Caprichoso e Garantindo, no Festival do Boi Bumbá de Parintins, cidade situada na Ilha de Tupinambá, no Amazonas.

Quando chega agosto - mês do folclore mato-grossense - os grupos de Cururu Siriri de Mato Grosso se dirigem para Cuiabá onde disputam felizes e orgulhosos o primeiro lugar na apresentação que na edição do ano passado atraiu diariamente um público de 20 mil pessoas. A expectativa para esse ano é a de que esse número irá ultrapassar a casa dos 30 mil.

Durante os meses que antecedem a festa máxima do Cururu e do Siriri, os grupos treinam de duas a três vezes por semana. O ritmo dos ensaios passa a ser diário com a aproximação da data do evento. Tudo meticulosamente planejado e estudado para não dar margem a erros durante os 30 minutos que cada grupo tem para se apresentar e conquistar o mundo com as cores, a história, a cultura, as crenças e os ritmos de Mato Grosso.

Quem está interessado em acompanhar alguns ensaios e saber mais detalhes a respeito dos grupos e detalhes sobre o Cururu Siriri pode acessar o blog do 10º Festival www.10festivalcururusiriri.wordpress.com. Para esse ano foram classificados 33 grupos (entre Cururu e Siriri). Haverá uma participação especial que será apresentação da Quadrilha de Ribeirão, totalizando 34 grupos a se apresentarem.


 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/51396/visualizar/