Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Sábado - 05 de Novembro de 2011 às 07:00

    Imprimir


O Ministério da Educação pretende cancelar 14 questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, e não só as 13 determinadas nesta sexta-feira pelo TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região).

O TRF-5 derrubou liminar da Justiça Federal no Ceará que anulava as 13 perguntas em todo o país.

A base era a ação do Ministério Público Federal no Estado, que só depois apontou mais uma questão entre as que estavam em um material do colégio, entregue cerca de duas semanas antes do exame nacional.

Estudantes do Christus, portanto, terão a nota recalculada com base em 166 questões. Para todos os demais, valem as 180.

O advogado da escola, Cândido Albuquerque, disse que a anulação de uma questão a mais não fará diferença.

MEC

O MEC (Ministério da Educação) havia cancelado toda a prova dos alunos do colégio Christus. A decisão de anular as questões em todo o país foi tomada segunda-feira (31) pela Justiça Federal no Ceará, atendendo pedido do Ministério Público Federal no Estado. Para o procurador Oscar Costa Filho, ao cancelar as provas apenas para um grupo de alunos, o MEC tratou de forma regional um problema nacional.

A Polícia Federal, que investiga o caso, suspeita que o colégio copiou integralmente ao menos um caderno com 48 questões aplicadas aos alunos da escola durante um pré-teste do Ministério da Educação, em 2010. Outro caderno também pode ter sido copiado.

Para o escola, as questões podem ter entrado em um banco de perguntas da própria instituição por sugestão de alunos que fizeram pré-testes, "sem o conhecimento da escola no que diz respeito à origem desses dados".

O ministério informou nesta sexta que poderá anular a prova de outros 320 alunos que participaram do Enem caso seja apurado que eles tenham tido contato prévio com questões do exame. Há a suspeita que eles tenham tido acesso à apostila do colégio Christus. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/49741/visualizar/