Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sábado - 26 de Novembro de 2011 às 19:18

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse ontem que o governo não tomará medidas para conter a valorização do dólar.

Segundo ele, a recente alta da moeda americana foi provocada pelo agravamento da crise internacional e "o sistema de câmbio flutuante está dando a resposta adequada para essa situação".

Satisfeito com a alta do dólar nos últimos dias, Mantega disse que isso dá mais competitividade ao setor industrial, ao encarecer as importações: "Hoje há uma desvalorização do real. Era o que nós queríamos".

O governo tomou várias medidas ao longo do ano para reverter a queda do dólar, como encarecimento de operações no mercado futuro de câmbio que estavam influenciando a valorização do real.

Mantega disse que a crise externa vai continuar se agravando, mas ressaltou que é exatamente isso que deve levar os governos europeus a chegarem a uma solução.

Segundo ele, a Alemanha não autoriza que o Banco Central Europeu compre títulos públicos de países em dificuldades financeiras, como Itália e Espanha, porque quer obrigar esses países a cortar gastos e ajustar suas contas.

"O agravamento da crise é uma certeza, mas é uma saída. Eles não vão deixar a coisa degringolar, porque, se deixarem, teremos uma crise pior que a do Lehman Brothers [banco americano cuja quebra detonou a crise de 2008]", observou.

Após reunião com o setor têxtil, um dos que mais vem sofrendo com a concorrência de importados, Mantega disse que novas medidas de estímulo ao setor serão anunciadas ainda neste ano.  






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/47830/visualizar/