Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 29 de Novembro de 2011 às 09:15

    Imprimir


Márcio Wender
Secretário José Domingos Fraga, durante visita a Nova Mutum
Secretário José Domingos Fraga, durante visita a Nova Mutum
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), vai fomentar a piscicultura na comunidade Pontal do Marape (150km da sede de Nova Mutum). A afirmação foi feita pelo secretário de Estado, José Domingos Fraga, na sexta-feira, durante visita ao município.

 

“Vou me reunir com o prefeito Lírio Lautenschlager e com o secretário de Agricultura, Arildo Marciano, para definirmos de que forma iremos trabalhar”, falou.

Conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura já divulgou, os trabalhos de abertura de tanques de piscicultura no Pontal do Marape foram retomados há alguns dias. Quarenta e dois agricultores familiares estão com projetos protocolados junto a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o objetivo é ampliar a atual área reservada para a piscicultura em até 160% dentro de três meses, passando dos atuais 50 mil m² de tanques para 130 mil m².

De acordo com Arildo José Marciano, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, uma escavadeira hidráulica foi destinada exclusivamente para o serviço. “O que estamos fazendo é apenas o começo. A partir de agora, acreditamos que a piscicultura ganhe cada vez mais corpo no assentamento. O objetivo é que cada uma das 358 famílias que moram no local, tenham um tanque em seu lote e uma renda extra a cada nove meses”, falou Arildo.

Hoje, o Pontal do Marape já é tido como o principal centro produtor de pescado do município. O assentamento conta com uma associação de piscicultores com tanques de tambaqui, matrinxã, pintado entre outras espécies. O pescado que já sai do local tem como destino uma indústria frigorífica, no município de Sorriso.

Além dos tanques que estão sendo feitos com apoio da prefeitura, outros já foram e estão sendo construídos por iniciativa particular.

A ampliação do projeto tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), por meio do MT Regional, da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), além da Secretaria Municipal de Obras Viação e Serviços Urbanos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/47648/visualizar/