Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Terça - 29 de Novembro de 2011 às 13:00
Por: Karoline Kuhn

    Imprimir


Chega ao fim, amanhã, o período de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso. Com o término, os pecuaristas têm ainda até dia 12 de dezembro (segunda-feira) para comunicar a aplicação das doses junto ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea). O balanço de imunizados deve ser divulgado em seguida mas a estimativa do órgão é atingir cerca de 28 milhões de animais de todas as idades.

A comunicação fora do período pode gerar notificação e multa ao pecuaristas, além da vacinação ocorrer de forma assistida, acompanha por fiscais do Indea. Em Lucas do Rio Verde, o escritório regional acredita em resultados positivos. "Nosso pessoal está percorrendo propriedades, aquelas que foram problemas em etapas anteriores e, também, verificando denúncias, mas está [a campanha] ocorrendo dentro da normalidade. O estoque de vacinas este ano nós não tivemos problemas e acreditamos que devemos atingir os índices", explicou, ao Só Notícias, o chefe da unidade, Jeferson Cambará. Nesta regional, a estimativa é vacinar cerca de 1,8 milhão de cabeças.

A campanha começou no dia 1º deste mês. Somente em Alta Floresta, por exemplo, a estimativa é atingir cerca de 2,3 milhões. Já em Nova Mutum, 153,5 mil bovinos e bubalinos de todas as idades. Mato Grosso não registra casos da doenças há cerca de 15 anos.

A Febre Aftosa pode atingir além de bovinos e bubalinos, também ovinos, caprinos, cervídeos entre outros. É caracterizado pela formação de vesículas e ulceras na mucosa oral e nasal, na teta e entre os cascos. A doença é causada por um vírus que se dissemina rapidamente pelo meio ambiente, através do contato com objetos (ferramentas, botas, veículos, ar e água) e animais infectados.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/47620/visualizar/