Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 29 de Novembro de 2011 às 14:56

    Imprimir


Obras do novo Módulo Operacional começaram em julho. (Foto: Assessoria/Infraero)

Obras do novo Módulo Operacional começaram em
julho. (Foto: Assessoria/Infraero)

O Módulo Operacional Provisório (MOP) do Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, será inaugurado nesta quarta-feira (30), conforme a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o governo do estado.

A nova estrutura do aeroporto irá aumentar a capacidade para atender mais de 2,4 milhões de passageiros/ano, que atualmente é de 1,7 milhão. O Módulo Operacional deve ser desmontado após o término da reforma geral que será realizada no aeroporto até 2013, antes da Copa de 2014.

A nova estrutura, segundo a Infraero, tem 675 m² e conta com novas esteiras e quatro banheiros.O novo MOP começou a ser construído em julho deste ano, pela empresa vencedora da licitação – Engeglobal Construções – e representou um investimento de R$ 2,250 milhões.

De acordo com o secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes de Mato Grosso, Francisco Vuolo, essa estrutura vai beneficiar significativamente o desembarque de passageiros e vai suportar o fluxo de passageiros até dezembro de 2013, quando deverá estar concluída a reforma e da ampliação do Aeroporto Marechal Rondon. “Essa obra que está inserida dentro da matriz acordada com a Fifa para a realização da Copa do Mundo 2014”.

Reforma
O projeto de reforma e ampliação do aerorporto Marechal Rondon foi dividido em duas etapas. A primeira, com a construção do MOP. A proxima etapa a Infraero deverá entregar o projeto básico para que a obra possa ser licitada pelo estado, por meio da Secretaria das Cidades (Secid). O prazo ainda não foi definido.

O projeto preliminar aprovado prevê o alargamento da pista de desembarque, que deverá ter 23 metros de largura, área exclusiva para voos internacionais, construção freeshop, oito novos boxes, quatro novas modernas esteiras e mais uma para desembarque internacional. O estacionamento para 400 lugares, integrado ao projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Esta segunda etapa, prevista para começar no primeiro trimestre de 2012, segundo a Infraero, permitirá o atendimento de 5,7 milhões de passageiros por ano e tem orçamento previsto em R$ 87,5 milhões. A reforma, de acordo com a previsão, deve ser concluída até dezembro de 2013 





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/47608/visualizar/