Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quinta - 01 de Dezembro de 2011 às 17:41

    Imprimir


O Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde está investindo cada vez mais na atenção básica. Com a construção, a reforma e a ampliação das Unidades Básicas de Saúde. Melhorias na estrutura e na qualidade do atendimento dessas unidades. Definindo critérios de avaliação e repassando mais recursos para quem atende melhor. E oferecendo novas ferramentas, como o Telessaúde, um suporte clinico à distância para os profissionais da saúde.

Ao aderir ao programa a administração municipal e secretaria de saúde se comprometem com um conjunto de metal e padrões de qualidade por meio do Termo de Compromisso, sendo monitorados mensalmente e a cada 6 meses visitados por uma equipe de avaliação externa que certifica as equipes das UBS. Serão avaliados indicadores como: tempo de espera, cobertura dos hipertensos e diabéticos, padrões de acesso e qualidade do pré-natal, avaliação do uso e da satisfação dos usuários e acompanhamento das condicionalidades do Bolsa Familia. Equipes com desempenho muito bom podem até dobrar os recursos que já recebem.

As Unidades Básicas de Saúde serão adaptadas com melhorias do ambientes, acessibilidade, acolhimento e humanização para os usuários, além da melhoria das condições de trabalho para as equipes de trabalhadores.

A iniciativa permite informatizar e constituir núcleos e rede de teleconsultoria e suporte clínico à distância para os profissionais das UBS. Isso amplia o acesso a diagnósticos e tratamentos que passam a ser oferecidos pelos profissionais das UBS em comunicação virtual com especialistas, evitando deslocamento do usuário, reduzindo filas e tempo de espera na atenção ambulatorial especializada. Dessa forma, amplia a resolutividade da atenção básica e possibilita educação permanente das equipes.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/47399/visualizar/