Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Empregos
Domingo - 08 de Janeiro de 2012 às 11:27
Por: Leandro J. Nascimento

    Imprimir


Marcos Vergueiro/Secom-MT
Colheita avança pelas regiões do estado
Colheita avança pelas regiões do estado
O mês de janeiro marcou o início dos trabalhos de colheita da soja, safra 2011/12, em Mato Grosso. Os primeiros a colocarem as máquinas no campo foram os produtores que semearam as variedades do ciclo precoce e farão uma segunda safra com o algodão. Até o momento, 0,4% dos 6,9 milhões de hectares reservados à oleaginosa foi retirado do campo. Ou seja, quase 28 mil hectares. É o que apontou o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), em levantamento divulgado na sexta-feira (6).

“As regiões que são tradicionalmente cultivadoras de algodão na segunda safra são as que saíram na frente. Algumas despontaram na frente”, resumiu Daniel Latorraca, gestor do Imea. Em alguns municípios, o percentual colhido já supera a média estadual. É o caso de Campo Verde e Primavera do Leste, ambas no Sudeste, e localizadas a 139 km e 239 km de Cuiabá, respectivamente, onde a média alcançada chegou aos 0,5% até a quinta-feira (5).

O percentual é o mesmo de Campo Novo do Parecis (Oeste), a 397 km da capital; Sinop e Nova Mutum (Médio-Norte), a 503 km e 269 km. Apesar do início dos trabalhos, o ritmo ainda é considerado tímido, conforme salienta Daniel Latorraca. Isto porque na maior parte do estado o produtor opte pela soja convencional, cuja colheita tem início somente em fevereiro. Quando esta variedade é utilizada, a segunda safra é ocupada com o milho.

Região
Das regiões do estado, a Oeste é que apresenta maior avanço na colheita de soja e onde as máquinas conseguiram percorrer 0,7% dos 963.830 hectares destinados à cultura. O Médio-Norte responde pela segunda maior fatia. Nesta localidade, a colheita atingiu 0,5% dos mais de 2,7 milhões de hectares.

Em pontos como no Noroeste, Norte e Centro-Sul ainda a colheita da próxima safra de soja ainda não começou, de acordo com o Imea.

Perspectiva
O ciclo agrícola da soja que já começou em Mato Grosso deve ser de incremento de área e produção, resultado em recordes. De acordo com o Imea, a projeção de área é de plantio de 6,9 milhões de hectares, com produção podendo alcançar 22,2 milhões de toneladas ou mais.

O comércio da soja também mantém-se acentuado, em função dos preços pagos, de até US$ 24 por saca para a futura soja. “Os produtores conseguiram comercializar mais da metade da safra 2011/12, garantindo um volume considerável para arcar com os custos de produção”, acentou o Imea, em sua análise semanal da cultura.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/45713/visualizar/