Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Quarta - 11 de Janeiro de 2012 às 08:52
Por: Vivian Lessa

    Imprimir


Aprosoja-MT
A medida em que soja é colhida o milho é plantado
A medida em que soja é colhida o milho é plantado

Tem início os primeiros trabalhos no campo para o plantio do milho safrinha em Mato Grosso. A medida em que se é colhida a soja da safra 2011/2012 é feita a semeadura do milho, cuja venda futura atinge nível histórico. De acordo com o boletim divulgado pelo Instituto Mato grossense de Economia Agropecuária (Imea), nesta segunda-feira (9), mais de 50% da produção do milho que ainda não foi plantado já está comercializado. Neste ano, a previsão é que o cereal não perca a concorrência para o algodão. Embora, é prevista o aumento de área nas duas culturas.

Para os cotonicultores, a primeira semana de janeiro é marcada pelo avanço do plantio de algodão, com o encerramento da primeira safra, e o início do plantio do algodão segunda safra. No entanto, a desvalorização da fibra em 2011, que iniciou o ano com preços de R$ 120 a arroba do milho e encerrou o mês de dezembro com cotações aproximadas a R$ 50 a arroba, o que deve promover o aumento da produção do milho.

A estimativa, segundo o Imea, é que a área passe de 1.752 milhão de hectares para 2,2 milhões/ha neste ciclo, pontuando com um alta de 25%. Já a produção deve crescer 40%, de 6,9 milhões de toneladas para 9,8 milhões/ton. “Nas lavouras do Paraná e do Rio Grande do Sul a previsão é de queda na produção, devido a estiagem.Nestes estados, a demanda por milho é grande em função da produção de suínos e aves, o que pode beneficiar os produtores de milho de Mato Grosso”, explicou gestor do Imea, Daniel Latorraca em entrevista ao G1.

Segundo ele, no campo mato-grossense, o clima está favorável para a colheita da soja e, consequentemente o plantio do milho, que encerra em março. A colheita do cereal é prevista para julho ou agosto.
 





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/45674/visualizar/