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Economia
Sexta - 13 de Janeiro de 2012 às 16:57

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Itaú: após fusão com Itaú, banco lidera lista de reclamações

A exemplo de anos anteriores, bancos e operadoras de telecomunicações foram os campeões nacionais de reclamações de consumidores nos Procons em 2011, segundo boletim divulgado hoje pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça. 

Do total de 1,6 milhão de atendimentos realizados pelos Procons no ano passado, 81.946 ocorrências diziam respeito ao grupo Itaú, seguido por Oi (80.894), Claro-Embratel (70.150), Bradesco (45.852) e Tim (27.102). Veja a lista das top 20 na tabela abaixo.

As 20 empresas que receberam o maior número de
reclamações no Procon em 2011
Empresa

Número de reclamações

Itaú 81.946
Oi 80.894
Claro-Embratel 70.150
Bradesco 45.852
TIM 27.102
Vivo 26.025
Santander 21.785
B2W (Submarino, Lojas Americanas e outras) 21.554
Banco do Brasil 19.098
Ponto Frio 17.293
LG 17.048
Ricardo Eletro 16.380
Net 12.559
BV Financeira 12.390
Banco BMG 12.232
Caixa 12.114
Samsung 11.899
Citibank 11.134
HSBC 9.123
Sky 8.779
Fonte: Procon

De acordo com o documento, os problemas mais recorrentes enfrentados pelos consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito (9,21%), telefonia móvel (7,99%), serviços bancários (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelhos celulares (5,44%).

Além disso, 35,46% das queixas dizem respeito a cobranças indevidas ou com informações insuficientes, enquanto 19,99% tratam de ofertas não realizadas. Outros 11,62% das reclamações estão relacionados a contratos não cumpridos e 11,19%, a denúncias de má qualidade em produtos e serviços prestados.

Principais motivos de reclamação
Posição

Ocorrência

Total %
Problemas com cobrança 545.578 35,46
Problemas na oferta 307.603 19,99
Problemas contratuais 178.718 11,62
Vício ou má  qualidade de produto ou serviço 172.160 11,19
Problemas com garantia de produtos 145.805 9,48
Fonte: Procon

Mulheres reclamam mais
Segundo documento divulgado pelo Ministério da Justiça, a maior parte das reclamações foi feita por mulheres (54,69%). Considerando a idade, a faixa etária dos consumidores que mais reclamaram é de 21 a 50 anos.

(Com informações da Agência Estado)






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