Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Sábado - 14 de Janeiro de 2012 às 07:00

    Imprimir


Bancos e operadoras de telecomunicações foram os campeões nacionais de reclamações de consumidores nos Procons em 2011.

Segundo boletim divulgado nesta sexta-feira pelo DPDC (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor) do Ministério da Justiça os problemas mais recorrentes enfrentados pelos consumidores no Brasil são relacionados a cartões de crédito (9,21%), telefonia móvel (7,99%), serviços bancários (7,26%), telefonia fixa (5,56%) e aparelhos celulares (5,44%).

Os dados do Boletim revelam que, do total de 1,6 milhão de atendimentos registrados, o grupo Itaú lidera o ranking. Veja as empresas com mais reclamações:

Itaú - 81.946
Oi - 80.894
Claro-Embratel - 70.150
Bradesco - 45.852
TIM-Intelig - 27.102

O Itaú declarou que do total de reclamações em 2011, 85% foi resolvido consensualmente. Do restante, diz que 68% foram solucionados com acordos em audiência. Acrescentou que também tem acordo firmado com o Procon-SP e com o DPDC e "reconhece que pode melhorar ainda mais a prestação de seus serviços".

Já a Oi disse que firmou compromisso com o DPDC de interação colaborativa e que "tem investido fortemente em melhorias de processos e ampliação de rede para assegurar a qualidade no atendimento e na prestação dos serviços".

O Bradesco afirmou, por e-mail, que "todos os apontamentos feitos são acompanhados de perto pela ouvidoria do banco, que sempre esclarece a manifestação ao cliente ou usuário". O banco disse ainda que "toma as medidas necessárias com as áreas internas envolvidas a fim de aperfeiçoar cada vez mais a qualidade do atendimento".

A TIM afirmou que apesar de 10 milhões de novos usuários em 2011 "o número de demandas nos Procons aumentou apenas cerca de 3.700 registros de janeiro a dezembro". Disse, ainda, que cumpriu o acordo com o DPDC para aumento da resolutividade das reclamações.

A Folha procurou a assessoria de imprensa da Claro, que ainda não retornou as ligações ou respondeu os e-mails.

Os principais problemas enfrentados pelos consumidores estão relacionados com cobranças indevidas, responsáveis por 35,46% das queixas e operações não realizadas, responsáveis por 19,99% das reclamações registradas.

Esta é a primeira vez que é os dados são compilados desta maneira, segundo assessoria do Ministério da Justiça, "todo ano sai um outro que é o Cadastro nacional de Reclamações Fundamentas. Mas é diferente. Esse que lançamos hoje são as demandas que são resolvidas antes de serem abertos processos". 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/45389/visualizar/