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Economia
Sexta - 17 de Fevereiro de 2012 às 10:08

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As vendas de última hora podem causar o aumento de até 50% no faturamento das empresas que trabalham com produtos alusivos ao Carnaval. A comercialização, de acordo com o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), João Batista Rosa, se comparado aos períodos comuns não é expressiva, ao passo que muitos foliões viajam no recesso. Porém, ele ressalta que a procura por fantasias é crescente dias antes da comemoração carnavalesca.

“Como é comum em feriadões prolongados, durante o carnaval alguns segmentos de Cuiabá sentem um impacto negativo. Há, contudo, aqueles que são beneficiados pelo período. É o caso do turismo, como as pousadas, por exemplo”, explica. Nos shoppings observa-se o aumento do fluxo de pessoas vindas do interior do estado e da própria cidade. “Esse público busca, principalmente, os pontos de lazer como a praça de alimentação, cinema e o parque de diversão para as crianças. A expectativa de aumento é de 13% no movimento, em relação ao mesmo período do ano passado”, afirma o representante da CDL.

O vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio-MT), Roberto Peron, acrescenta que o movimento dos comércios alimentícios é relevante neste período do ano em todo o estado. Segundo ele, a expectativa é que a vendas durante o recesso de Carnaval aumentem, no mínimo, entre 5% e 6% neste ano se comparado ao mesmo período do ano anterior. “Tivemos um incremento de renda das classe média, o que deve influenciar os números positivos”.

No que se refere à venda passagens aéreas e pacotes para viagens a outros estados, aguarda-se uma superação de 20%, tanto frente ao ano passado quanto a um período comum do ano. “A grande emissão de passagens para fora do estado é natural nesta época. No entanto poderia ser melhorada a atratividade para Mato Grosso. De qualquer forma, o turista mato-grossense lota as pousadas em até 80% da capacidade”, destaca o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo (Sindetur), Oiran Gutierrez.

A CDL também ressalta que as empresas de transporte que trabalham com ônibus fretados estimam alta de 30% na busca por viagens de grupos fechados, a exemplo dos religiosos, como os retiros. Neste caso, a estimativa de incremento é de 50% em relação ao ano passado.

 




Fonte: Do G1 MT

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