Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Quinta - 03 de Maio de 2012 às 15:42

    Imprimir


Pelo menos 20% dos pacientes do Centro de Referência em Saúde do Homem, localizado na capital paulista, se recusaram a fazer o exame físico retal, mais conhecido como “exame de toque”. A informação faz parte de um levantamento do hospital divulgado nesta quinta-feira (3). 

Em 2011, dos mais de 15 mil homens com idade entre 45 e 70 anos que passaram em consultas médicas com os grupos de oncologia e doenças da próstata, 3.000 não fizeram o exame. Os outros 80% já conheciam a finalidade do exame na detecção precoce do câncer de próstata, e aceitaram fazê-lo.

O câncer de próstata é o mais comum entre os homens e está entre as doenças que mais mata a população masculina. O diagnóstico precoce é fundamental no combate à doença e facilita, inclusive, o tratamento tornando-o menos invasivo. A partir dos 45 anos a realização de um check-up anual vira obrigação para todos os homens.

Os especialistas relacionam o resultado da pesquisa a questões culturais, que ainda associam o homem ao único provedor da família, forte e imune às doenças.

“Não é só preconceito e medo de perder a masculinidade com o exame. O homem não se sente à vontade quando ‘perde’ a sua posição de chefe da família para cuidar de sua própria saúde e iniciar tratamentos médicos”, ressalta o médico chefe do Centro de Saúde do Homem Joaquim Claro.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/41269/visualizar/