Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Agronegócios
Segunda - 28 de Maio de 2012 às 23:36

    Imprimir


“Legislação Trabalhista” e “Sustentabilidade na Produção de Suínos, Principais Desafios e Arranjos Tecnológicos e Ambientais”, foram tema do Dia de Campo, da Associação dos Criadores de Suínos, Acrismat, realizado em Rondonópolis (218 quilômetros de Cuiabá), neste sábado (26.05). O evento faz parte da programação de 20 anos da entidade, completos este ano.

Segundo o diretor executivo da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso, Custódio Rodrigues, o dia de campo serve para levar informações técnicas, sanitárias e de mercado além de aproximar os suinocultores para troca de experiência. “Cada região que realizamos o dia de campo conseguimos ter contato direto com o suinocultor saber quais os principais desafios que ele enfrenta. Com base nisso a Acrismat monta ações de divulgação e orientação ao setor”, explicou o diretor executivo.
 
O gerente da Unidade de Rondonópolis, do Ministério do Trabalho e Emprego,  Dalmi Vaz da Silva, falou sobre legislação trabalhista e os suinocultores puderam tirar suas dúvidas em relação às contratações de funcionários em suas granjas. Os produtores foram orientados ainda sobre carga horária trabalhista, modalidades de contratação, condições de trabalho e trâmites de admissão e demissão.
 
Em seguida, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Paulo Armando de Oliveira falou sobre “Arranjos Tecnológicos para a Sustentabilidade ambiental da produção de Suínos”.  Desde 1985 o pesquisador busca arranjos tecnológicos para implantar na cadeia da suinocultura e explicou exemplos de como aproveitar os dejetos de suínos, através de biodigestores e compostagem.
 
Oliveira falou sobre técnicas de como usar a água da chuva para a limpeza das granjas. Além disso o profissional ensinou a fazer adubo com compostagem, explicou como utilizar dejetos líquidos para realizar a fertirrigação. E orientou os produtores como utilizar  biodigestores para gerar energia elétrica.
 
Para o suinocultor Luiz Sales o encontro foi bastante proveitoso. “Hoje tiramos dúvidas sobre temas trabalhistas. Nos interamos das principais  discutições da suinocultura. Enfim nos aproximamos da Acrismat”, falou o suinocultor.
 
Já para o suinocultor Ivo José Anghinoni, que está no mercado suinícola há quase 20 anos, o dia de campo também serviu para discutir sobre a atual crise no mercado. “Com estes eventos Acrismat está desempenhando um bom papel ao lado do suinocultor nesta má fase da suinocultura. Estas palestras técnicas são um suporte a mais para este momento complicado do mercado”, disse.
 
A Acrismat continua com a programação para o suinocultor do Estado. O próximo Dia de Campo será dia 30 de junho, na cidade de Tapurah. Mais informações em www.acrismat.com.br
 
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/38791/visualizar/