Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Esportes
Domingo - 03 de Junho de 2012 às 23:42

    Imprimir


Divulgação/ TUF Brasil
Daniel Sarafian chora de alegria, e Serginho, de desapontamento
Daniel Sarafian chora de alegria, e Serginho, de desapontamento

Com uma sensacional joelhada voadora, Daniel Sarafian, do time verde, nocauteou no primeiro round Serginho Moraes, do time azul, e carimbou a primeira vaga na final peso-médio do The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de Campeões, que será disputada no UFC 147, no dia 23 de junho, em Belo Horizonte. O nocaute deste domingo foi o primeiro dentro da casa, que desde a formação das equipes só havia visto vitórias por finalização, decisão dos jurados ou desistência. Sarafian agora aguarda a segunda semifinal da categoria, entre Cezar Mutante e Thiago Bodão, para conhecer seu adversário na decisão.

Além do movimentado combate, o episódio contou também com o "Desafio dos Técnicos", e o time verde conquistou mais uma vitória. Com as presenças ilustres do ex-goleiro Marcos e do meia Paulo Henrique Ganso, Vitor Belfort derrotou Wanderlei Silva por 7 a 5 em uma divertida disputa de pênaltis. E uma brincadeira que começou com o intuito de forjar uma briga na frente de Belfort acabou em confusão entre Gasparzinho e Rodrigo Damm, que trocaram empurrões.

O episódio: "boleiros" do MMA
O clima tenso das lutas deu lugar a momentos de descontração no episódio deste domingo. Em vez de muito suor, trabalho e treino, os participantes largaram o octógono e seguiram o presidente do UFC, Dana White, até um campo de futebol. Lá, Vitor Belfort e Wanderlei Silva disputariam o "Desafio dos Técnicos". Cada um teria direito a dez chutes a gol na marca do pênalti. No fim, o vencedor seria aquele que tivesse convertido mais cobranças. O prêmio era animador: R$ 45 mil para o treinador vencedor, e R$ 2 mil para cada integrante da equipe vencedora.

desafio tuf brasil (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Dana White reúne lutadores em campo de futebol
para brincadeira (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)

- É a minha parte favorita da competição. É o dia em que os lutadores podem relaxar, e toda a pressão fica em cima dos treinadores. Em todas as edições anteriores do The Ultimate Fighter o desafio foi a parte mais divertida.

Antes do início do duelo, White anunciou a participação de duas estrelas do futebol brasileiro: o ex-goleiro Marcos, que marcou época no Palmeiras, e o meia Paulo Henrique Ganso, do Santos. Eles tiveram alguns minutos para trabalhar a técnica tanto nos chutes quanto embaixo das traves.

- Quando eu vi o Wanderlei dando o primeiro chute na bola, já fiquei meio preocupado. Ele não sabia chutar - brincou Wagner Galeto.

Enquanto dava dicas para o "Cachorro Louco", Marcos também brincou ao comparar o futebol ao MMA:

- A gente que é profissional do negócio vê diferente, mas os caras são do MMA, né? O que eles fizerem está bem feito. O que eles fizerem já está bom demais (risos).

Com Marcos de árbitro, Vitor, que já jogou futebol nas categorias de base do CFZ, começou chutando e perdeu. Mas Wanderlei também perdeu na sequência. A disputa permaneceu empatada até a sétima cobrança de ambos, quando Wand chutou no travessão, e Vitor abriu 5 a 4. No nono tiro a gol, o treinador do time azul fez a defesa, mas desperdiçou em seguida a chance do empate. Na última cobrança, Vitor precisava marcar para garantir a vitória. E foi o que aconteceu, fechando o placar em 7 a 5, para a comemoração do time verde. Gasparzinho, como sempre mais exaltado, até levantou e carregou no ombro a ring girl Brittney Palmer pelo campo.

vitor belfort marcos dana white ganso wanderlei silva desafio tuf brasil (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Vitor Belfort, Marcos, Dana White, Ganso e Wanderlei Silva (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)

- Deus sabe o que faz. De repente o cara está precisando mais de dinheiro do que eu. Então, foi até bom ter ido para ele. Eu não fiquei triste. Que faça bom proveito - ironizou Wanderlei Silva.

Encarada feroz na pesagem
Brincadeiras à parte, era hora de voltar as atenções para o mundo deles. E a luta da vez era a primeira semifinal da divisão peso-médio do programa, entre Daniel Sarafian, do time verde, e Serginho Moraes, ex-time verde e agora do time azul. Os lutadores treinaram de olho na disputa e fecharam a boca para bater o limite de peso da categoria (84,4kg).

- O Serginho Moraes é um atleta com excelência no jiu-jítsu. Se for para o chão, já era. De um jeito ou de outro ele vai pegar - opinou Marcos Vina.

Apesar de garantir que sempre tem muita vontade de vencer, Serginho revelou que sente medo antes de qualquer luta:

- Eu sou um dos caras que mais têm medo de lutar. Sempre tenho medo de enfrentar qualquer adversário. Mas é aquele medo positivo, que me deixa esperto com chute, com soco, com queda. É um medo bom para mim.

Muito confiante, Sarafian falou sobre a principal característica de Serginho:

- Eu não penso que ele é melhor do que eu no jiu-jítsu. Penso que não vou deixar que ele imprima o jogo que quer. Estou batalhando, então não vou entregar, não vou vender barato. Para ganhar de mim vai ter que vir fervendo, porque vai ser guerra. Eu vou onde sou forte e é o defeito do Serginho. Vou ficar na trocação com ele.

Na pesagem oficial, Serginho foi o primeiro a subir na balança e marcou 84,2kg. Sarafian, por sua vez, pesou os mesmos 84,2kg. Na hora da encarada, a amizade entre os dois ficou de lado e deu lugar a uma troca de olhares raivosa. Tanto que Vitor Belfort precisou entrar em ação para afastá-los, antes de um aperto de mão cordial.

demien maia desafio tuf brasil (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Demian Maia vestiu o verde para torcer pelo pupilo
Daniel Sarafian (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)

No dia da luta, o time verde recebeu a visita do peso-meio-médio do UFC Demian Maia, que é parceiro de treinos e mentor de Daniel Sarafian fora da casa. Wanderlei, que dois episódios atrás havia recebido a visita exclusiva de Anderson Silva no time azul, reclamou com bom humor:

- A visita do Demian aqui na casa foi muito boa, é um grande amigo nosso, mas na hora que o vi com a camisa verde eu falei: "Ô, Demian?!". Aí ele falou: "Pô, professor, é que o Sarafian é meu aluno". E eu falei: "Ah, então está bom".

Demian aproveitou para elogiar as qualidades do pupilo e amigo:

- O Daniel faz sparring comigo e é duríssimo. Ele poderia fazer bem sparring com qualquer lutador do UFC, de igual para igual. Estar no UFC é o sonho da vida dele. Acho que rapidamente ele vai estar em uma situação bastante privilegiada dentro do evento.

Minutos antes do esperado combate, os lutadores caminharam para o octógono de maneiras bem distintas. Enquanto Serginho aparentava timidez e andava de cabeça baixa, Sarafian exalou confiança e entrou empolgado. No entanto, já cercados pela grade, Serginho mudou o tom e provocou o adversário, chamando-o para a briga fazendo sinal com as mãos. Foi então que Dana White entrou no octógono e avisou que a luta seria de três rounds.

daniel sarafian serginho tuf brasil (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Sarafian confiante (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)

A luta: nocaute espetacular de Sarafian
Após o sinal do árbitro Mario Yamasaki para o início do duelo, Sarafian logo partiu para a trocação, como havia prometido, e acertou de raspão um chute frontal no rosto de Serginho, que agarrou o rival e tentou quedá-lo. Sarafian se defendeu bem, mas foi quando Serginho surpreendeu e acertou ótima combinação de soco e chute. Sarafian deixou a perna ao tentar um chute baixo, e Serginho aproveitou para conseguir a queda. Mas ele não aproveitou a posição, e os dois logo voltaram a ficar de pé. A luta ficou "amarrada" na grade, e Yamasaki os mandou de volta ao centro do octógono. Com boa movimentação, Sarafian acertou alguns golpes, mas Serginho esteve bem na defesa, até que o pupilo de Demian acertou um chute frontal faltando pouco mais de um minuto para o fim do round e balançou o oponente. Depois, Sarafian encaixou uma linda joelhada voadora no momento em que Serginho se preparava para entrar em suas pernas. Com a queda imediata do rival, foi necessário mais um soco até que Yamasaki entrasse na frente e interrompesse o combate aos 4m06s do primeiro assalto, arrancando aplausos de um impressionado Dana White.

Emocionado, Sarafian gritou e chorou muito ao comemorar o triunfo e a vaga na final dos médios do TUF. Ele foi direto dar um abraço no amigo Serginho, que chorou por ter perdido a chance de chegar à decisão. Gasparzinho e Wolverine também se emocionaram e derrubaram lágrimas após o desfecho da luta.

daniel sarafian serginho tuf brasil (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Sarafian na trocação em pé contra Serginho (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)

- Campeão não é aquele que só vence, é aquele que cai e sabe levantar. E eu vou me levantar sempre que cair, pode ter certeza - disse Serginho, chorando.

- Quando senti que estava na final foi uma sensação de alívio. Eu estava muito tenso, sabia do perigo que o Serginho me oferecia. Ele é um grande atleta, tricampeão mundial de jiu-jítsu. Estou muito feliz e muito aliviado - comemorou Sarafian, que ganhou o cumprimento e muitos elogios de Dana White.

daniel sarafian serginho tuf brasil (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Serginho: decepção (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)

Brincadeira acaba em confusão
Depois, com as cabeças mais frias, Serginho foi até o vestiário e parabenizou Sarafian pela vitória. Os dois se abraçaram e desejaram sucesso um ao outro. Vitor Belfort, que havia comandado Serginho, convidou o peso-médio na minicerimônia das placas no mural do CT.

De volta à casa do TUF, os lutadores se entrosaram em um banho de espuma e sujaram os corredores. No centro de treinamento, uma brincadeira acabou mal. Primeiro, um homem que estava no CT cuspiu água na cara de Gasparzinho, que se irritou, acertou uma joelhada para derrubá-lo e teve de ser afastado pelos dois times. Mas não passou de uma cena forjada para tentar apavorar Vitor Belfort, que estava sentado bem à frente.

- Relaxa, você está tenso, cara - disse Gasparzinho para Vitor, que não escondeu um sorriso constrangido.

Após mais essa brincadeira de Gasparzinho, as equipes resolveram implicar com o próprio e começaram a amarrá-lo. O peso-pena, no entanto, não se sentiu à vontade com a situação e não teve atendido o pedido para que parassem.

- Quem gosta de zoar os outros automaticamente sabe que é zoado. Faz parte, está no "manual do "zueiro"". Entregaram para todo mundo na casa. Se não me engano, na página quatro. Ele não leu - afirmou Serginho.

daniel sarafian serginho tuf brasil (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)
Daniel Sarafian comemora a vitória e a vaga na final do TUF Brasil (Foto: Divulgação/ TUF Brasil)

A ira de Gasparzinho foi direcionada a uma pessoa em particular: Rodrigo Damm, que costuma reclamar das brincadeiras do companheiro de programa na casa e participou da tentativa de amarrá-lo.

- Se vier tirar onda comigo vai para o c... hein. Não tenho medo de você não. Você reclama das brincadeiras e não quer que brinquem com você - disse Gaspar, trocando empurrões com Damm.

A raiva era tanta que o lutador saiu chutando as portas e até arremessou uma lata de lixo nos colegas, mas depois se desculpou com Serginho e alguns outros.

O próximo episódio do TUF Brasil vai ao ar no próximo domingo pela TV Globo, logo após o "Fantástico". O duelo em jogo será entre os penas Hugo Wolverine e Rony Jason, valendo vaga para enfrentar o já classificado Godofredo Pepey na finalíssima do dia 23 de junho.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/38285/visualizar/