Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 26 de Junho de 2012 às 16:23

    Imprimir


Natalino Nascimento/Secom-MT
Trazer a Mato Grosso infraestrutura necessária para verticalizar a produção do Estado é uma das metas do governador Silval Barbosa durante a viagem à China. Seguindo este planejamento, a primeira reunião da comitiva do Estado no país asiático foi com representantes da State Grid, empresa estatal chinesa do setor de energia que ganhou recentemente o leilão de linha de transmissão na região de Apiacás (MT), integrando o sistema nacional.
 
Silval Barbosa destaca que, além de melhorar a infraestrutura do Estado, este linhão vai proporcionar emprego e renda em Mato Grosso. “As pessoas que vão trabalhar neste linhão serão, praticamente, todas de Mato Grosso. A empresa vai contratar mão de obra local”, frisou o chefe do Executivo estadual, acrescentando que o Governo tem dado todo o apoio necessário para a obra.
 
Além de conhecer a empresa que vem investindo em energia tanto em Mato Grosso quanto em outras regiões do Brasil, o governador defende a importância de apresentar todo o potencial do Estado para atrair novos investimentos. “Isso faz parte de um grande planejamento para o desenvolvimento de Mato Grosso, ou seja, proporcionar que as indústrias se instalem no Estado e tenham todos os meios para produzir”, pontuou.
 
Segundo o vice-presidente da State Grid, Du Zhigang, o núcleo do negócio da estatal chinesa é transmissão e distribuição de eletricidade, assim o serviço oferecido cobre 88% do território chinês e atende mais de um bilhão de pessoas. A intenção da empresa, afirmou Du Zhigang, é participar de outras licitações de linhas de transmissão em Mato Grosso e no restante do Brasil. “Mato Grosso conta com um ambiente muito favorável para o investimento. O trecho que ganhamos está no Estado e há outros trechos no Brasil que gostaríamos de participar”.
 
Desenvolver parcerias com a China, o sudeste da Ásia e a Índia é cada vez mais importante para o Brasil, ressaltou o embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney, ao afirmar que hoje há um deslocamento claro do centro da economia mundial do Atlântico para o Pacífico. Assim, a visita do governador Silval Barbosa à China consolida uma parceria já iniciada entre as partes.
 
Para o embaixador, o Estado tem muito o que ganhar com essa relação. “A parceria entre o Brasil e a China vem crescendo de forma espetacular e Mato Grosso é um dos estados que mais pode se beneficiar dessa relação. A China é o grande mercado para produtos do agronegócio brasileiro, é um investidor no Brasil cada vez mais importante. Está investindo no setor de transmissão elétrica no Brasil, por exemplo”, afirmou.
 
Hugueney lembra ainda que os chineses também podem colaborar muito com o desenvolvimento do setor de ferrovias no Brasil, pois têm o maior programa ferroviário do mundo e as indústrias mais importantes de equipamento ferroviário. “Acho que é uma parceria que pode dar a Mato Grosso resultados espetaculares em termos de desenvolvimento da infraestrutura, que é algo em que Estado está investindo”. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/36216/visualizar/