Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 07 de Julho de 2012 às 07:57

    Imprimir


A Secretaria de Saúde de Mato Grosso confirmou esta semana a segunda morte no Estado causada pelo vírus H1N1 - uma ocorreu no município de Cuiabá e a outra no município de Campo Verde.
As mortes deixam em alerta autoridades de todo o Estado, pois até o momento já foram notificados 21 casos de Influenza H1N1, dos quais 11 casos foram confirmados e 10 casos estão sob investigação. 

Em Tangará da Serra, mesmo sem nenhum registro de casos, o município também está em alerta para Influenza H1N1. “Não temos até o momento nenhum caso registrado, mas nosso vizinho Campo Novo já. Então isso nos deixa sem dúvida em alerta”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Aline Braga, destacando que os médicos e as equipes de saúde estão preparados para possíveis atendimentos. 

“Não temos ainda nenhum caso notificado e esperamos continuar assim. Mas a gente pede para a população que se tiver sintoma de gripe, associado a dor de garganta, muita dor no corpo e tosse, que procure os serviços de saúde e não tratem em casa, até porque se for suspeito nós tratamos na Unidade de Saúde com retroviral específico, que é o Tamiflu, que não é disponibilizado em farmácias, somente na rede de saúde do SUS”, explica a coordenadora, pedindo para que todos fiquem atentos aos sintomas e cuidados. “Peço para as pessoas ficarem atentas, principalmente as crianças, gestantes e idosos, que são as pessoas mais propícias a contraírem a doença, para que tomem alguns cuidados como não ficar em ambientes fechados, deixando as salas do ambiente de trabalho, de casa e até mesmo das escolas abertas, bem arejadas, lavar bem as mãos, ao tossir e espirrar usar sempre lenços descartáveis, usar álcool em gel, evitar contato com pessoas gripadas, entre outras recomendações para evitar uma possível contaminação”. 

CASOS MT - Os municípios que apresentaram confirmação dos casos foram: Cuiabá (5), Campo Novo do Parecis (4), Campo Verde (1) e Rondonópolis (1). Os municípios que possuem casos sob investigação são: Rondonópolis (7), sendo que destes sete casos dois evoluíram para óbito; Sorriso (1), Pedra Preta (1) e Paranatinga (1). O Caso de Paranatinga, que está sob investigação, evoluiu para óbito.

A Gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado, Valéria Cristina da Silva, disse que as ocorrências estão dentro do esperado e descarta surto ou epidemia da doença em Mato Grosso. Já o Ministério da Saúde garante que o vírus da gripe H1N1 foi controlado após a pandemia de 2009, quando 2.051 pessoas morreram em decorrência da doença no País. Em 2010, o número baixou para 104. 

GRIPE H1N1 - A gripe é uma doença infecciosa do sistema respiratório, de natureza viral e altamente contagiosa, podendo apresentar desde uma forma leve e de curta duração até formas clínicas graves e complicadas. 

O vírus influenza é disseminado pelas vias respiratórias, pela qual os indivíduos infectados o transmitem por meio de gotículas: ao falar, espirrar ou tossir. O período de incubação após o contágio varia de um a quatro dias após a transmissão. 

SINTOMAS - A forma e a gravidade da gripe variam muito. O início é abrupto, com sintomas clínicos sistêmicos como febre alta, calafrios, mialgia, cefaleia e mal estar. 

À medida que os sintomas clínicos diminuem, os respiratórios como dor de garganta, tosse seca, coriza e congestão nasal predominam, durando poucos dias, exceto em casos que se complicam. 

Algumas das complicações severas da gripe são pneumonia e bronquite. No País, a frequência de complicações da gripe na faixa etária de 60 a 69 anos é de 40%, percentual que aumenta para 80% a partir dos 70 anos. 
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/35117/visualizar/