Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Terça - 17 de Julho de 2012 às 13:36
Por: Alexandre Alves

    Imprimir


Aproximadamente 130 policiais militares partiram rumo à Fazenda Santa Rosa I, no Distrito de Boa Esperança, no município de Sorriso (412 km de Cuiabá), para cumprir mandado judicial de reintegração de posse da área, invadida por trabalhadores rurais há 14 anos.

As viaturas com o grupamento policial partiram para a fazenda por volta das 06h30 desta terça-feira. O comandante da operação, tenente coronel Tadeu Firme, disse que a Polícia Militar vai tentar negociar o máximo possível com os invasores para a saída pacífica da área.

“Como fizemos da outra vez, com calma, tranquilidade, mostrando para aquelas pessoas que realmente elas estão na contramão do que determina a lei, e pedindo a compreensão e o entendimento dessas pessoas para que não haja nenhuma situação de conflito”, comentou, em entrevista coletiva, ontem à noite.

No local, os policiais se reuniram com lideranças dos assentados. Os trabalhadores rurais pediram e a Polícia Militar aceitou o prazo de cinco dias para deixarem o local pacificamente. No entanto, a operação de reintegração de posse segue com máquinas derrubando casas que estão vazias. Não houve nenhum tipo de confronto.

A fazenda

A terra de 33 mil hectares pertenceria à família Conselvan. Cerca de 300 famílias ocupam a área pedindo ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) que regularize a documentação da Santa Rosa para fins de reforma agrária.

A família Conselvan atesta que nunca foi indenizada pela invasão e requereu a reintegração, expedida pela Justiça de Mato Grosso e confirmada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

 Há cerca de 20 dias, a PM começou a cumprir o mandado de reintegração, mas uma liminar havia impedido a conclusão da operação, que agora é retomada pela força policial.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/34903/visualizar/