Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Domingo - 22 de Julho de 2012 às 15:11

    Imprimir


Trabalhadores de Mato Grosso são obrigados a recorrer à justiça afim de conseguir manter benefícios de auxílio doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida ocorre, principalmente, pela divergência de opinião daqueles que acatam, ou não, o pedido.

Como é o caso do carpinteiro Jonathan da Silva, que foi liberado para voltar às atividades com respaldo do médico do INSS. Já o médico que fez a avaliação pela empresa não permitiu que ele retornasse ao trabalho.inss liberou ele para voltar as atividades.

O trabalhador teve traumatismo craniano, quebrou o osso externo e mais quatro vértebras quando despencou de um elevador que estava numa altura de cerca de 18 metros. O acidente foi em janeiro deste ano.

O impasse para a liberação do INSS também aconteceu com o Higino Plácido, que operou o joelho esquerdo após cair de um caminhão. Ele conta que a perícia do INSS aprovou a volta ao trabalho de motorista, mas o profissional que faz a avaliação pela empresa não. “O jeito foi entrar na justiça”, diz

Na Comissão dos Direitos Previdenciários este tipo de reclamação é comum. A presidente do órgão, Camila Regina Santos, explica que o paciente pode pedir a reconsideração do resultado. “Se não der em nada, é preciso apelar para a justiça”. Para facilitar o trabalho da justiça, o paciente que não foi aprovado pela perícia, para continuar afastado, deve pedir um laudo. “O paciente pode ainda pedir um laudo completo explicando como o médico fez a perícia”, explica a presidente da Comissão.

A assessoria de imprensa do INSS diz que quando o segurado recorre da decisão, a nova avaliação é feita por um médico diferente daquele que indeferiu o pedido inicial. Se mesmo assim, o pedido for negado, o segurado ainda pode entrar com um novo pedido, que será avaliado por um órgão colegiado formado por representantes das empresas, empregados e peritos médicos.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/34518/visualizar/