Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Terça - 24 de Julho de 2012 às 09:34

    Imprimir


Mato Grosso conta com representação no 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e no ‘Fórum Consecti & Confap’, que reúne secretários estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação e ainda presidentes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa. A secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Áurea Regina Ignácio, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Flávio Teles, participam da 64ª SBPC, maior evento científico da América Latina, e do Fórum Consecti (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação) e Confap (Conselho Nacional de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) acontecem em São Luís (MA).

Os dois representantes mato-grossenses estiveram presentes na abertura da 64ª SBPC, realizada ontem (domingo), às 19h, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E nesta segunda-feira (23) eles marcam presença também no Fórum Consecti & Confap, ao qual o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, também participa como palestrante com o tema “Estratégia nacional de Ciência, Tecnologia e Informação – Desafios e Conhecimentos”.

De acordo com Áurea Regina, um dos assuntos abordados durante o fórum será o “Cenário dos Parques Tecnológicos no Brasil”, com as experiências trazidas pelos estados de Santa Catarina, Pará, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Rio de Janeiro. Elas vão se somar ao diálogo permanente sobre “O Papel dos parques Temáticos dentro do Programa Brasil Maior”, assunto que será conduzido amanhã (terça-feira/24). Para Áurea Regina, como Mato Grosso, se prepara para instalar nos próximos meses um parque tecnológico, é de suma importância a busca de experiência e troca de informações com outros estados onde já existem os mesmos.       

“Além disso, as parcerias que o Brasil pode estabelecer com outros países estarão em destaque durante o encontro, com a palestra do professor Luigi Nicolas, presidente do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, que vai falar sobre as oportunidades científicas e tecnológicas entre o Brasil e a Itália”, conta a secretária de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.

Nos três dias de programação do Fórum, que acontece até quarta-feira (25), as expectativas, os desafios e prognósticos para o desenvolvimento da ciência, vão ser abordados em diferentes panoramas. O papel das agências financiadoras para projetos de Parques Tecnológicos será um dos temas mais aguardados do encontro e será explanado pelo presidente do Finep, Glauco Arbix, e mediado pelo presidente da CNPq, Glaucius Oliva.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/34358/visualizar/