Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 25 de Julho de 2012 às 20:59

    Imprimir


Bombeiros fizeram buscas por jovem que sumiu no dia 15 deste mês. (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)
Bombeiros fizeram buscas por jovem que sumiu no dia 15 deste mês. (Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros)
Equipes do Corpo de Bombeiros suspenderam temporariamente nesta quarta-feira (25) as buscas pelo trabalhador soterrado após deslizamento de terras em uma usina hidrelétrica na cidade de Nova Canaã do Norte, a 696 km de Cuiabá. Segundo o tenente do Corpo de Bombeiros, Rafael Ribeiro Marcondes, a suspensão foi motivada por uma liminar da Justiça do Trabalho que proibiu qualquer atividade com o uso de máquinas na área Bota Fora I, local onde aconteceu o acidente, devido ao risco de novos desmoronamentos.

Ainda de acordo com o tenente, máquinas retro-escavadeiras da usina eram utilizadas durante as buscas e após a decisão liminar, outra empresa especializada em buscas por vítimas em soterramentos retomará os trabalhos. “Esta nova empresa será requisitada e após aprovação da justiça, as buscas serão retomadas. Ainda não temos prazo definido”, explicou o tenente.

Na decisão, a juíza Ana Paula de Carvalho Scolari considerou que os trabalhadores ainda continuam expostos a possíveis acidentes. “O fato de uma pessoa, até a presente data, encontrar-se desaparecida, apenas confirma a necessidade e utilidade da medida de suspensão das atividades no bota-fora”, ressaltou a magistrada.

O acidente
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o acidente aconteceu no dia 15 de julho no momento em que caminhões descarregavam terra em uma região de descarte da empresa e uma barragem se rompeu. Na ocasião, dez empregados conseguiram se salvar, mas um trabalhador desapareceu. Também causou o tombamento de três caminhões e um trator.

Marcondes disse que o trabalho de resgate em Nova Canaã do Norte é difícil, principalmente, porque a área onde o trabalhador sumiu tem aproximadamente um quilômetro de extensão e 12 metros de profundidade.

Decisão
O Ministério Público do Trabalho (MPT), autor da ação civil pública, informou que a Justiça do Trabalho deve marcar uma audiência entre as partes envolvidas para regularizar a segurança no local.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) informou que já havia notificado a empresa para paralisar as atividades onde ocorreu o acidente. Deste modo, no auto de inspeção emitido por agentes da secretaria já havia relatos das condições precárias de trabalho da área.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/34200/visualizar/