Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 25 de Julho de 2012 às 22:12

    Imprimir


A Defesa Cívil de Mato Grosso alerta para o baixo índice de umidade relativa do ar que neste período de seca tende a ficar abaixo dos 30%, sendo que o ideal é que esse índice fique acima de 60%. Nesta quarta-feira (25), a umidade atingiu o índice de 32% em Cuiabá e a previsão, segundo o 9º distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que entre quinta-feira (25) e sábado (27) a umidade do ar chegue ao seu índice limite não ultrapassando os 30%.

A situação exige alguns cuidados a serem tomados pelos moradores do estado, já que pode provocar complicações respiratórias devido ao ressecamento de mucosas e também da pele. No nível ambiental, aumenta o potencial de incêndios em pastagens e florestas.

A recomendação da secretaria estadual de Saúde é que a população evite a prática de exercícios físicos ao ar livre entre 10h e 16h e tome medidas para umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água dentro dos aposentos e sempre regar os jardins duas vezes por dia.

Além disso, sempre que possível, as pessoas devem permanecer em locais protegidos do sol, aumentar a ingestão de líquidos, trajar roupas leves, fazer refeições leves, evitar banhos mornos ou quentes e o uso excessivo de sabonete, com o objetivo de não prejudicar a oleosidade natural da pele.

Esses cuidados devem aumentar se a umidade relativa do ar baixar a níveis mais críticos, em torno de 12% a 20%. Nesta condições, as recomendações são que se suprima exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, evitando aglomerações em ambientes fechados e que as pessoas procurem ajuda médica caso olhos e narinas apresentarem irritação.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/34195/visualizar/