Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 27 de Julho de 2012 às 21:57

    Imprimir


As mãos habilidosas e o sorriso de dona Silvanice Oliveira da Silva contagiam todos que estão a sua volta. A alegria desta senhora de 64 anos tem um motivo: ela está realizando o sonho de aprender a fazer artesanato em argila. “Fiquei tão eufórica de poder participar deste curso que nem dormi a noite. Sei trabalhar com gesso e madeira, mas nunca aprendi a fazer nada com barro. Agora posso morrer tranquila”, disse a idosa, que depois de se aposentar do ofício de cozinheira se dedica a restaurar peças e objetos antigos.

Dona Silvanice é uma das alunas do curso de artesanato em cerâmica que está acontecendo na Comunidade São Gonçalo Beira Rio, em Cuiabá. A qualificação faz parte do Projeto Mulheres Empreendedoras, uma ação desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT) para dar oportunidade a mães, donas de casa, chefes de família e todas as moradoras dos 30 bairros da Capital contemplados com a iniciativa.

O curso está sendo realizado no Quintal da Domingas, local onde já se pode ver as peças produzidas pelas alunas da qualificação. A dona de casa Maria Gorete Jung revela que o projeto está sendo uma grande oportunidade em sua vida. “Estou aprendendo a trabalhar com a argila, fazendo novas amizades e ainda poderei ganhar um dinheiro com o meu trabalho”, afirmou Maria Gorete, já avisando que pretende continuar o aprendizado e fazer novos cursos.

Para Nadir Pereira dos Santos, o curso é uma forma de voltar a exercer uma atividade. “Estou aposentada, mas não gosto de ficar parada, sem ter nada para fazer. Aqui aprendo o artesanato, conheço novas pessoas e me sinto útil. E isto é muito bom”, ressaltou Nadir.

A comunidade São Gonçalo Beira Rio está entre os bairros mais tradicionais da cidade. O local conserva até hoje a paixão pelas danças típicas, a culinária regional e vários outros elementos da cuiabania. Neste cenário, está Domingas Leonor da Silva a instrutora do curso de cerâmica. Ela adianta que após a conclusão dos cursos a intenção é de montar uma cooperativa para vender as peças produzidas. “O Projeto Mulheres Empreendedoras é excelente e irá nos beneficiar muito. Parabenizo a primeira-dama e secretária da Setas-MT, Roseli Barbosa, pela ação”, destacou Domingas.

MULHERES EMPREENDEDORAS

O projeto teve início em abril deste ano com intuito de levar aprendizado e geração de renda para as mulheres que por um ou outro motivo estão fora do mercado de trabalho. A ação tem propiciado também o resgate da autoestima e servindo inclusive como uma terapia ocupacional para as moradoras das regiões atendidas.

“O Mulheres Empreendedores vai muito além de um curso de qualificação. É uma forma de dar a estas mulheres uma oportunidade melhorar o orçamento doméstico de suas famílias e uma alternativa para que elas percebam seu potencial. Nós damos uma pequena ajuda, mas são elas que nos surpreendem com suas histórias de superação e força de vontade. A transformação na vida destas pessoas dá grande satisfação ao Governo do Estado”, pontuou a primeira-dama e secretária Roseli Barbosa.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/34013/visualizar/