Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Ciência
Sexta - 26 de Outubro de 2012 às 22:54

    Imprimir


Pesquisadores das universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de São Paulo (USP) publicaram um artigo em parceria com o doutor Andrew Schally, vencedor do Prêmio Nobel em Medicina ou Fisiologia em 1977, no periódico científico Molecular Medicine. O trabalho descreve o potencial de um receptor de neuropeptídios chamado GRPR na proteção contra sepse e inflamação.

As funções biológicas e potenciais usos terapêuticos do GRPR têm sido investigadas em um projeto coordenado por Felipe Dal-Pizzol, Roesler e Gilberto Schwartsmann, na UFRGS, como parte das atividades do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Translacional em Medicina, no qual o Schally atua como colaborador estrangeiro. O pesquisador foi laureado por suas contribuições na área de neuroendocrinologia e atualmente é professor e pesquisador titular na University of Miami School of Medicine.

A parte experimental do estudo foi inteiramente desenvolvida no Brasil, sob coordenação de Dal-Pizzol, e fez parte da tese de doutorado em bioquímica de Fabrícia Petronilho na UFRGS. Ao todo, 22 pesquisadores contribuíram para a pesquisa.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/27810/visualizar/