Alguns serviços são melhor executados à noite nas obras do VLT devido à diminuição do tráfego
(Foto: Edson Rodrigues/Secopa)
As obras para construção do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) ganharam impulso com implantação de trabalho noturno, em Cuiabá e em Várzea Grande. Quem passa à noite pelas avenidas da FEB e Fernando Corrêa da Costa já pode observar operários trabalhando nas obras da trincheira do KM Zero, em Várzea Grande, e no viaduto no trecho de acesso à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na capital. Operários e máquinas trabalham das 20h às 6h para acelerar as obras. As duas intervenções compõem o conjunto de obras de implantação do VLT para a Copa do Mundo de 2014.
Nas obras da trincheira e do viaduto estão sendo executados serviços como escavação mecânica e manual, fundação de vigas, implantação de estrutura das calçadas para colocação de cabo de fibra ótica, entre outros. De acordo com a equipe de engenharia do Consórcio VLT Cuiabá/Várzea Grande, existem intervenções que são executadas de forma melhor à noite, quando há redução de fluxo do trânsito.
Obras no estádio
A Arena Pantanal, o estádio que vai sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, também ampliou a jornada de trabalho e tem cerca de 90 operários executando serviços no período da noite. Ao todo, cerca de 700 pessoas trabalham em turnos distribuídos das 7h às 17h e das 20h às 5h. Os operários da noite atuam nas seguintes frentes: instalação de estrutura metálica setor sul, alvenaria, armação de arquibancadas do setor leste e acabamento de arquibancadas no setor leste.
Operários passam a trabalhar também à noite na Arena Pantanal (Foto: Edson Rodrigues/Secopa)
“O terceiro turno foi implementado efetivamente a partir de agora e estamos conferindo de perto a execução das obras para garantir o cumprimento do cronograma”, afirmou o secretário Maurício Guimarães, da Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo.
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