Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 30 de Janeiro de 2013 às 16:06

    Imprimir


Nesta quinta (31), a queda de braço pelo controle AMM termina. Os prefeitos dos 141 municípios têm duas opções nesta ele
Nesta quinta (31), a queda de braço pelo controle AMM termina. Os prefeitos dos 141 municípios têm duas opções nesta ele

Nesta quinta (31), a queda de braço pelo controle da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) vai enfim ser encerrada. Os prefeitos dos 141 municípios têm duas opções nesta eleição: Os prefeitos Chiquinho do Posto (PSD) e Adair José (PMDB), que governam Juscimeira e Alto Paraguai, respectivamente. Um deles vai gerir o orçamento anual de R$ 12 milhões, no biênio 2013/2014.

 A AMM vai completar 30 anos em maio e sua criação teve entre os objetivos intervir junto aos governos Estadual e Federal para resolução dos problemas das cidades de Mato Grosso. A entidade ainda deve liderar mobilizações, prestar assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa aos gestores a fim de ajudar a elaborar planos, programas e projetos para o desenvolvimento dos municípios associados.

 A eleição da nova diretoria acontece por meio de Assembleia Geral com a presença de 50% mais 1 dos filiados à AMM. Deles, 139 estão em situação regular, mas na Assembleia os prefeitos vão avaliar se as outras 2 cidades restantes - Primavera do Leste e Alta Floresta - que não regularizaram a filiação em tempo hábil, poderão votar.


 A primeira convocação dos presentes será às 9h. A previsão é que até as 11h o processo eleitoral esteja encerrado. O voto é secreto e será registrado em cédulas. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não disponibilizou urnas eletrônicas porque os dados das eleições municipais, realizadas em outubro de 2012, precisam ficar pelo tempo determinado pela legislação em vigor.

 A Assembleia Geral será coordenada pela Comissão Eleitoral, composta pelos seguintes prefeitos: Odoni Mesquita Coelho (Torixoreu), Wener Santos (Nova Marilândia), Valteir Quirino dos Santos (Indiavaí), Angelina Benedita Pereira (Planalto da Serra) e Arcilio Jesus da Cruz (Acorizal). A comissão é presidida pelo prefeito de Torixoreu.

 A disputa, que pode influenciar as eleições gerais de 2014, determinará o fortalecimento do grupo político vencedor. Enquanto Chiquinho tem o apoio do cacique do PSD José Riva, a candidatura do peemedebista Adair está diretamente ligado ao governador Silval Barbosa. Outras lideranças como os senadores Pedro Taques (PDT) e Blairo Maggi (PR) também acompanham com interesse o resultado do pleito de amanhã.
 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/23034/visualizar/