Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Segunda - 04 de Março de 2013 às 17:54

    Imprimir


A greve dos profissionais da rede municipal de ensino de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, encerrou na última quarta-feira (27), no entanto, para alunos de duas escolas a previsão é que as aulas só comecem na quarta-feira (6). Segundo o secretário municipal de Educação, Jonas Sebastião da Silva, as escolas dos bairros Serra Dourada e 15 de Maio passam por reparos e, por isso, ainda estão sem aulas.

“Elas estavam com defeito e a análise apontou que havia risco de ceder o madeiramento. Então nós estamos fazendo a estruturação do telhado e corrigindo o que era preciso. Essas duas escolas devem estar até quarta-feira voltando às aulas normais”, ressaltou. Várzea Grande possui 60 escolas municipais e 19 creches, com aproximadamente 23 mil alunos.

A paralisação dos professores começou no dia 18 de fevereiro, data em que deveria ter iniciado o ano letivo na cidade. Com a greve, a prefeitura havia adiado o começo das aulas para o dia 25 de fevereiro, mas a paralisação ainda estava mantida. Os funcionários públicos se recusaram a começar as aulas em fevereiro porque estavam com os salários atrasados, desde dezembro. Na semana passada, a prefeitura fez uma proposta e a categoria decidiu voltar ao trabalho.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, foi feito um calendário para a regularização dos pagamentos. O salário de fevereiro e o décimo terceiro devem ser depositados para os funcionários públicos até o dia 15 deste mês.

Das 79 unidades escolares, entre escolas e centros municipais de educação infantil, que começaram o ano letivo, a grande maioria só começou a funcionar nesta segunda-feira (4). Para a operadora de caixa Eliane Salvador, o retorno é um alívio. A filha de 9 anos estuda na Escola Ângela Jardim Botelho, no bairro Canelas. Durante a greve dos professores da rede municipal de educação, Eliane teve que deixar a filha com parentes e vizinhos para ir ao trabalho. “Eu tinha que trabalhar. Então ela ficava com a avó, tia, vizinha. Porque nós fazemos uma programação para as férias. Mas se elas se estendem a gente fica desprogramada”, enfatizou.

Por outro lado, a preocupação dos diretores era também com a merenda escolar. Segundo a diretora de uma das escolas municipais que retomaram o ano letivo, Daluza Benedita, faltava merenda para os alunos. “Não tínhamos o que dar a eles. Como chegou na quinta-feira passada, estamos retornando somente hoje”, explicou. O secretário de Educação garante que todas as unidades receberam merenda escolar suficiente até a próxima entrega.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/19935/visualizar/