Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Sexta - 08 de Março de 2013 às 08:13

    Imprimir


Audiência pública (março/2012) contou com presença de bom público e do reitor do IFMT José Bispo (detalhes).
Audiência pública (março/2012) contou com presença de bom público e do reitor do IFMT José Bispo (detalhes).

Tangará da Serra deverá ser contemplada com a instalação de um núcleo do Instituto Federal de Mato Grosso dentro de 90 dias. A informação foi confirmada há alguns dias pelo secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Rafael Bastos, durante reunião, em Cuiabá, com a vereadora Azenate Fernandes de Carvalho (PMDB).


Segundo a vereadora, a lei de criação do núcleo da instituição deverá ser assinada pela presidenta Dilma Rousseff em 90 dias. A estrutura física da instituição ficará por conta do Governo do Estado, com local ainda a ser definido pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec).


"Recebemos esta boa notícia do Governo do Estado, através do secretário Rafael Bastos, de que o núcleo do IFMT de Tangará da Serra será criado, funcionando já a partir de 2014”, confirmou a vereadora.


O projeto de implantação do IFMT no município começou a tomar corpo no mês de dezembro de 2011, em Brasília, quando da formalização do pedido de instalação durante reunião de representantes do poder público local com o reitor da instituição, José Bispo. Todo o processo contou com a participação da vereadora Azenate, do professor Gilcélio Peres, do prefeito da época, Saturnino Masson, e o então vereador José Pereira Filho, com apoio do deputado federal Eliene Lima.


Precisamente há um ano – 1º de março de 2012 - uma audiência pública realizada na Câmara Municipal discutiu os cursos a serem oferecidos, a estrutura física e as estratégias de implantação do núcleo. A audiência contou com a participação do reitor José Bispo e do deputado Eliene Lima, do Executivo Municipal e de vereadores, além de representantes da Secitec, do deputado estadual Wagner Ramos e de lideranças locais.


Para a vereadora Azenate, o processo de implantação do IFMT em Tangará da Serra será fundamental para a consolidação do município como referência educacional e pólo universitário. O orçamento anual da instituição, segundo informado pela Secitec à vereadora, será de R$ 5 milhões anuais. “Será um grande avanço para Tangará da Serra. Teremos uma instituição federal de ensino superior com um orçamento de R$ 5 milhões, formando profissionais e fomentando a economia do município. A cidade vai receber novos moradores, como profissionais e dezenas de estudantes que serão atraídos de outros municípios e regiões do estado”, avaliou.


ENSINO TÉCNICO - Os Institutos Federais são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Estas instituições compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.


Parte dos cursos é destinada à oferta técnica de nível médio, de currículo integrado. Na educação superior, o destaque fica para os cursos de engenharias e de licenciaturas em ciências física, química, matemática, biologia, além de de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/19575/visualizar/