Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Quinta - 08 de Agosto de 2013 às 15:08

    Imprimir


 Os manifestantes que vandalizaram e interromperam a sessão da Câmara de Vereadores de Campinas na noite de quarta-feira vão arcar com os prejuízos provocados pelo quebra-quebra, segundo o presidente da Câmara, Campos Filho (DEM). "Eles foram detidos para serem qualificados e responsabilizados pela invasão e destruição da Casa", disse. Ainda não há um cálculo do valor dos atos de vandalismo.
 
O grupo de manifestantes era composto por 130 pessoas, a grande maioria formada por estudantes. Eles se concentraram no centro da cidade e seguiram em passeata até a Câmara. Alguns cobriam o rosto. Outros trouxeram megafone, cartazes, faixas, apitos e narizes de palhaço. Eles exigiam passe livre, abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as planilhas do custo das passagens de ônibus e a saída do secretário de Transportes do município, Sérgio Benassi (PCdoB).
 
Campos Filho disse que o prédio foi evacuado pouco depois das 2h desta quinta-feira. Ele falou também que a consultoria jurídica está analisando a questão para apresentar um orçamento da depredação. Na manhã desta quinta-feira, funcionários separavam cadeiras e mesas quebradas, mobiliário riscado e contabilizaram paredes pichadas, além de bandeiras e mastros arrancados, entre os principais equipamentos danificados.
 
"O valor maior é emblemático. Isso que aconteceu aqui não é bom para mim e nem é bom para a democracia", analisou o presidente da Câmara. Ao entender que os protestantes estavam muito exaltados e receber a informação de que pernoitariam no plenário, Campos Filho acionou uma equipe da Tropa de Choque da Polícia Militar que conteve a ação dos manifestantes. Um a um, os manifestantes foram colocados em dois ônibus e levados para o 4º Distrito Policial.
 
"A iniciativa de chamar a Polícia Militar foi para conter o tumulto e a confusão e impedir que se alastrasse para todo o prédio. Temos os gabinetes dos vereadores e os funcionários", argumentou. As imagens gravadas dentro do Legislativo foram enviadas à Polícia Civil para facilitar a identificação. Dentre os invasores estavam muitos jovens aparentando ser adolescentes, além da ex-vereadora Marcela Moreira (Psol).
 
O presidente da Câmara garante que o Legislativo vai estar aberto nas próximas sessões ordinárias, que ocorrem às segundas e quartas-feiras. "A Casa vai ser aberta normalmente na segunda-feira a quem quiser. Como de costume, as pessoas se identificam e pegam uma senha para acompanhar a sessão", falou.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/11236/visualizar/