Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Quinta - 08 de Agosto de 2013 às 22:29

    Imprimir


Pesquisa encomendada pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e divulgada nesta quinta-feira (8) pelo governo mostra que 45% da juventude brasileira acredita que as manifestações públicas “podem melhorar as coisas no Brasil”.

O estudo, realizado por duas consultorias privadas (Gestão Venturi Associados e Análise Final Pesquisas), contratadas pela Secretaria-Geral da Presidência, foi realizado entre os meses de abril e maio deste ano, pouco antes de jovens de todas as regiões do país saírem às ruas para protestar, entre outros pontos, por maior qualidade dos serviços públicos.

O levantamento ouviu 3,3 mil brasileiros com idade entre 15 e 29 anos, em 187 municípios em todos as unidades da federação, com margem de erro variando entre 2 ou 3 pontos percentuais, dependendo das perguntas formuladas.

Segundo o pesquisador Gustavo Venturi, um dos consultores da pesquisa, o levantamento conseguiu antecipar, em abril e maio, alguns pontos que mais tarde viriam a se tornar bandeira dos jovens que se mobilizaram nas ruas.

O grito das ruas foi suficientemente forte para não nos deixar dormir em paz, para não ficarmos acomodados"
Gilberto Carvalho,
chefe da Secretaria-Geral da Presidência

O estudo revelou, por exemplo, que 67% dos entrevistados viam a corrupção como um dos problemas que mais incomodam no Brasil. O assunto, apresentado em uma pergunta estimulada (em que são apresentadas opções ao entrevistado), encabeçou o ranking das mazelas que mais preocupam a juventude. Na segunda posição ficou o poder dos traficantes, citado por 46% dos entrevistados.

Nas respostas espontâneas (sem perguntas com opções) sobre quais seriam os problemas que mais os preocupam atualmente, os jovens apontaram a violência e a segurança. Dos mais de 3 mil entrevistados, 43% listaram esses dois temas.

Mais de 90% dos entrevistados também citaram saúde, educação, desemprego e respeito aos direitos humanos como desafios que precisam ser enfrentados no país. Um dos temas quase conquistou unanimidade: 99% dos jovens ouvidos pelo estudo afirmaram que é preciso melhorar a saúde da população. A educação ficou em segundo lugar, apontado por 98% dos entrevistados.

Impressões e sugestões
Os jovens entrevistados também manifestaram suas impressões sobre as administrações públicas brasileiras, de todas as esferas. Para 53% deles, os governos no Brasil conhecem as necessidades dos jovens, mas não fazem nada a respeito. Outros 8% disseram que as gestões públicas não conhecem e nem se preocupam com as necessidades da juventude.

Incitados a enumerar iniciativas que poderiam ser promovidas pelos executivos federal, estaduais e municipais para melhorar a situação dos jovens em relação à educação, 55% ressaltaram o investimento nos professores, com melhores salários, mais capacitação e melhores condições de trabalho.

Já 46% dos entrevistados citaram que é preciso investir na infraestrutura das escolas, como a construção de bibliotecas, laboratórios e quadras poliesportivas.

Ao radiografarem os problemas do setor de saúde, 60% deles definiram como prioridade a contratação de médicos, dentistas e psicólogos. No entanto, 37% defende que seja aplicado mais dinheiro para melhorar a área de serviços de saúde, tornando mais rápidos os atendimentos e oferecendo mais medicamentos gratuitos.

Sobre as medidas para reduzir a violência no país, 44% dos entrevistados sugeriram a criação de políticas de apoio à juventude, para que se evite o envolvimento dos jovens com a criminalidade. Para 38% deles, é preciso se investir na qualificação e nas condições de trabalho da polícia.

Otimismo
Os dados levantados pela pesquisa revelaram que apesar de identificar vários problemas no país, a juventude demonstrou otimismo com o futuro. Dos jovens que responderam ao estudo, 91% disseram acreditar que podem “mudar o mundo”. Apenas 16% dos participantes acham que a política não é nada importante.

Responsável pela pesquisa, o ministro da Secretaria-Geral, Gilberto Carvalho, disse que as informações obtidas com o estudo irão ajudar o governo a elaborar políticas públicas específicas aos jovens brasileiros.

“Conhecer a profundidade da realidade da juventude é um dado essencial para que possamos dar respostas adequadas e possamos assumir os desafios. Pesquisa é ato de ouvir, entender o que está ocorrendo, para ter políticas sedimentadas em bases sólidas. Não tenho tempo a perder. Se tem um assunto que tem urgência é esse da juventude. O grito das ruas foi suficientemente forte para não nos deixar dormir em paz, para não ficarmos acomodados”, enfatizou Carvalho.

O levantamento divulgado nesta quinta custou cerca de R$ 500 mil, informou a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo. Ela justificou o valor à complexidade dos dados e ao fato de as entrevistas terem sido realizadas nos domicílios dos participantes.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/11173/visualizar/